Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
29 · 07 · 2019

Lars Møller & Big Band

Em residência no Brasil, o músico Lars Møller fará apresentações, masterclasses e colaborações inéditas durante o mês de agosto.

Lars Møller é um saxofonista, compositor e arranjador dinamarquês reconhecido ao redor do mundo e já recebeu vários prêmios por suas obras, incluindo um Grammy (DK) em 2000. O músico estudou em Nova Iorque com o mestre David Liebman e em Nova Delhi sob tutela de Pandit Ananr Lal e Pandit Daya Shankar. Hoje, ele é um grande representante do jazz escandinavo. Suas delicadas composições juntam seus saberes do tradicional jazz americano com as tradições melódicas escandinavas e um toque de seu conhecimento da música clássica europeia. Sua composição ‘Re-Write of Spring’ já foi referida como “uma crescente e alastrante concepção que casa detalhes requintados com uma visão monumental” (Downbeat-US) e “um marco histórico no jazz dinamarquês” (Weekendavisen-DK).

 

Em sua visita ao Brasil, Lars virá acompanhado do guitarrista Thor Madsen e do baterista Jonas Johansen (Jazz Explorer Trio), que também participarão das atividades e dos shows. Ao longo do mês de agosto, o trio tomará parte de várias atividades em parceria com diferentes artistas brasileiros. Em ocasiões separadas, Møller se apresentará com a MG Big Band (MG) e com a Orquestra Urbana (SP), em colaboração e intercâmbio artístico com o grande maestro Letieres Leite e o saxofonista Marcelo Coelho.

 

Mais abaixo você pode conferir a programação de eventos da residência de Lars Møller no Brasil.

 

DATAS

BH

07/08

  • Seminário ‘Re-Write of Spring’

UFMG: 17h-19h

 

09/08

Clube de Jazz: 21h-00h

Couvert artístico: R$20

 

10/08

AvantGard Escola de Música: 15h-17h

Atividade gratuita

 

E.M.P. Escola de Música: 15h-17h

Atividade gratuita

 

11/08

Palco Cemig: 20h45-22h

 

SP

15/08

Jazz nos Fundos: 2 sets às 21h30 e 23h.

Compre seu ingresso aqui.

 

  • Masterclass com Lars Møller

Conservatório Souza Lima: 14h-16h

Exclusivo para estudantes

 

19/08

  • Masterclass com Thor Madsen e Jonas Johansen: Advanced harmony

USP – Escola de Comunicações e Artes, 9h-11h40

 

20/08

  • Masterclass com Thor Madsen e Jonas Johansen: Mind and body prep for improvisation

USP – Escola de Comunicações e Artes, 10h50-12h30


MG BIG BAND

Formada em outubro de 2017, a MG Big Band conta com artistas de destaque da cena instrumental (regional, nacional e internacional) e com a direção artística do maestro Sérgio Gomes. A banda propõe ser ativa no nível mais alto em todos os âmbitos de música instrumental no Brasil, representando prioritariamente a música mineira (além de outros estados brasileiros e países) com obras de renomados compositores e arranjadores como Milton Nascimento, Nivaldo Ornelas, Mauro Rodrigues, Toninho Horta, Juarez Moreira e outros.


MARCELO COELHO

Marcelo Coelho é um saxofonista e compositor brasileiro que tem se destacado nos últimos anos pela consistência e maturidade de seu trabalho. Aliando intuição e criatividade com a profundidade da pesquisa acadêmica, sua obra se pauta pela busca do diálogo entre universos musicais e artísticos distintos, onde o erudito, o popular, o intuitivo e o acadêmico se integram em suas interseções com as artes visuais, a literatura e a dança. O resultado é uma sonoridade original, contemporânea e interdisciplinar, que busca se comunicar de forma genuína com as pessoas.


ORQUESTRA URBANA

Surgiu em 2014 para executar as obras do compositor campineiro radicado nos Estados Unidos, Rafael Picolotto de Lima. Com base na Banda Urbana, Rafael Lima e o trompetista João Lenhari tiveram a ideia de ampliar a formação instrumental do grupo para uma orquestra mais tradicional. Integram a Orquestra Urbana alguns dos mais respeitados músicos da cena instrumental de São Paulo, como João Lenhari, Nahor Gomes, Ubaldo Versolato, César Roversi e Rui Barossi.