
Patrona
© Photographer Steen Evald
Sua Alteza Real Princesa Mary da Dinamarca – Patrona
O Instituto Cultural da Dinamarca se orgulha de ter Sua Alteza Real Princesa Mary da Dinamarca como patrona. Ela aceitou o patrocínio em 2005 e, desde então, visitou os institutos em São Petersburgo, Riga, Bruxelas e Rio de Janeiro.
O patrocínio real fornece uma conexão com uma das instituições mais veneradas na Dinamarca; a monarquia mais antiga do mundo. Embora tenha um poder ou influência realmente limitada, a monarquia serve como um “ponto de encontro”, que a maioria dos dinamarqueses segue e reverenciam. A monarquia é muito popular, e sem dúvida serve como um dos pilares mais fortes no Estado dinamarquês.
Em 2012, a Mary visitou o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil, como parte da abertura da exposição de fotografia, A Casa Real Moderna na CAIXA Cultural no Rio de Janeiro. Na abertura, ela fez parte da cerimônia de abertura após o qual ela fez uma visita guiada, explicando sobre as várias peças de arte e como elas afetam a vida da família em sua casa dinamarquesa no castelo de Amalienborg, na Dinamarca.
Além disso, ela e o Príncipe Frederik, que é o príncipe herdeiro do trono dinamarquês, concedem anualmente, desde 2004, uma série de premiações chamada Kronprinsparrets Priser (Prêmios do Casal Príncipe Herdeiro), que consiste em quatro prêmios que tem como objetivo destacar e reconhecer realizações excepcionais e com potencial internacional de artistas dinamarqueses e groenlandeses nas artes, na cultura e no trabalho social.