Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
EN/PT-BR
Tema | 2018

Mapping Challenge DKBR

Com curadoria do carioca Muti Randolph, chamamos VJs, artistas visuais, designers, DJs e produtores brasileiros para mostrarem seus trabalhos de mapping projetados nas grandes superfícies da Esplanada da Cidade das Artes, trazendo uma outra dimensão de vida e expressividade à obra arquitetônica imponente e do francês Christian Portzamparc.

10 trabalhos serão previamente selecionados para uma competição criativa de arte digital. A mostra dessas 10 obras finalistas acontecerá no dia 10 de novembro às 22h, onde o público carioca poderá curtir a vanguarda da arte digital enquanto desfrutar da estrutura do Hygge Lounge, espaço aconchegante com bebidas e comidinhas, do Festival DANSK!!BR.

 

O vencedor será premiado com uma residência artística na Dinamarca a ser realizada em 2019.

 

“As qualidades que serão julgadas passam pela relação com a arquitetura, a qualidade técnica entre áudio e video, originalidade e conceito”, afirma o curador Muti Randolph.

 

Edital

 

MAPPING CHALLENGE DKBR

 

Se você possui talento criativo para vídeo mapping de estruturas (“mapping”), o Instituto Cultural da Dinamarca convida-o(a) para participar do MAPPING CHALLENGE DKBR e ter a chance de demonstrar o seu trabalho junto com outros artistas com a possibilidade de ganhar um prêmio.

 

O MAPPING CHALLENGE DKBR possui caráter exclusivamente cultural e artístico, não havendo qualquer modalidade de sorte ou pagamento por parte dos Participantes.

 

  • EVENTO

MAPPING CHALLENGE DKBR (nomeado Evento)

 

  • ORGANIZADOR

 

Instituto Cultural da Dinamarca

Diretora Maibrit Thomsen

Rua México 90, sala 605

Centro, Rio de janeiro – RJ

CEP 20031-141

 

  • COMISSÃO ARTÍSTICA

 

Curador Muti Randolph

 

Jurado:

Muti Randolph

Victor Andrade

Rumpistol

Anders Hentze
Gabriella Turbiani

 

  • OBJETIVOS

 

São objetivos do Evento: (a) promover talentos criativos de artes digitais; (b) difundir a arte de mapping; e, (c) incentivar o desenvolvimento, produção e divulgação do mapping e arte digital em geral como nova forma de manifestação artística; (d) promover a criação audiovisual de artistas que produzam obras de artes audiovisuais que se relacionem com arquitetura.

 

  • ACEITAÇÃO DAS REGRAS OFICIAIS

 

A participação no Evento é voluntária e gratuita. Ao se inscrever, o Participante confirma a sua aceitação total e a sua concordância com: (a) estas Regras Oficiais deste Edital do Evento e (b) as decisões da comissão relativas ao Prêmio, que serão consideradas finais e vinculantes.

 

  • ELEGIBILIDADE

 

O Evento está aberto para residentes do Brasil que sejam maiores de 18 (dezoito) anos de idade. O Participante deve ter conhecimento da tecnologia de vídeo mapping. O comprovante de entrega da Inscrição não é comprovante do recebimento. Ao se inscrever no Evento, os Participantes aceitam a obrigação de cumprir seus termos e condições. Inscrições em nome de terceiros não serão aceitas. Entregas conjuntas são permitidas, mas o Organizador não dará prêmios adicionais para Participantes com diversos membros. As decisões referentes à elegibilidade do Participante dependerão exclusivamente dos júris da comissão artística.

 

  • PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

 

Os interessados em participar no MAPPING CHALLENGE DKBR devem:

 

Conferir as plantas da estrutura da parede a ser mapeada e as especificações de projeção, fornecidas abaixo.

 

Mandar proposta artística no email mappingdkbr@gmail.com, fornecendo as seguintes informações:

 

  • Dados pessoais (nome completo, data de nascimento, endereço de residência, e-mail, telefone, RG);

 

  • Proposta escrita explicando o conceito criativo ou os fundamentos do projeto apresentado, incluindo informações relevantes sobre a sua concepção e inspiração para o projeto criativo (arquivo PDF, DOC, PPT, etc.);

 

  • Biografia do Participante (ou da Equipe Participante) que conste seu histórico de trabalho de arte digital (arquivo PDF, DOC, PPT, etc.);

 

  • Trecho de no mínimo um minuto de duração do trabalho a ser apresentado

 

O Participante deve criar uma apresentação de vídeo mapping com base nos arquivos de estrutura, prestando atenção especialmente nas instruções e especificações técnicas de projeto fornecidas abaixo.

 

Os 10 inscritos selecionados terão que estar presente às 20h no dia do Evento (10 de novembro 2018) na Esplanada da Cidade das Artes, Barra da Tijuca – RJ.

As Inscrições (e todos os materiais nelas contidas) não serão devolvidos. Assim, recomendamos que o Participante realize as devidas cópias e/ou backup se quiserem guardar uma cópia.

 

Na hipótese do recebimento por um mesmo Participante ou por Participantes diferentes projetos idênticos ou significativamente similares, análogos ou que, de qualquer forma, possam ser interpretados como cópia ou reprodução, total ou parcial, a apenas será considerado, para efeitos de participação no Mapping DKBR, o primeiro Projeto enviado e devidamente inscrito, sendo os demais desconsiderados para efeitos de julgamento e premiação.

 

  • PRAZOS

 

Todas as Inscrições deverão ser enviadas até as 23h59min (horário do Rio de Janeiro) do dia 2 de novembro de 2018, para serem consideradas. As obras finais (inclusive todo o Projeto de mapping final e arquivo de execução) devem ser disponibilizadas até dia 7 de novembro às 14h, para baixar através de um link fornecido para o Organizador até o mesmo prazo, e entregues em pendrive (USB) no local do evento dia 10 de novembro até às 19h.

 

  • JULGAMENTO

 

O possível projeto vencedor será escolhido por uma Comissão Artística composta por 3 (três) jurados profissionais, especialistas e artistas de imagem e som, para realizar os procedimentos de classificação dos Projetos.

 

 

A seleção do projeto vencedor se baseia na qualificação do Participante, onde será analisada a qualidade e habilidade de seu Projeto inscrito.

 

Os critérios de julgamento serão baseados em:

 

  • Criatividade e adesão ao tema ditado para a localização;
  • Originalidade de conceito;
  • Integração de áudio e vídeo;
  • Integração com a arquitetura especifica;
  • Qualidade e realização técnica.

A decisão da Comissão Julgadora é soberana e irrecorrível.

 

  • DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

 

Os Participantes Vencedores serão notificados até dia 12 de novembro de 2018 via e-mail para o endereço fornecido na Inscrição.

Ao ser notificado, cada Participante Vencedor deverá responder, por e-mail ou por telefone (se fornecido), se possui disponibilidade e autorizações legais (como seguros, vistos consulares e passaportes) para viagem.

Se o Participante Vencedor não responder até 1 (uma) semana após sua notificação inicial, poderá ser selecionado outro Participante vencedor entre as demais Inscrições qualificadas.

Poderão ser selecionados outros Participantes vencedores nos casos de desqualificação.

 

  • PRÊMIO

 

O/a vencedor(a) ganhará uma residência artística na Dinamarca por 15 dias, com passagem ida e volta, hospedagem e per diens custeada pelo Instituto Cultural da Dinamarca. O formato final dessa residência, inclusive as atividades e possíveis parceiros na Dinamarca, será definido a partir de um diálogo com o/a artista vencedor(a) para garantir a maior relevância para o seu desenvolvimento artístico.

 

O/a vencedor(a) será responsável por tomar e pagar as demais providências necessárias para a viagem, inclusive, por exemplo, as relativas a seguros, vistos consulares e passaportes.

 

  • FORMATO DAS OBRAS

 

  • 5 min de duração
  • Vídeo com áudio
  • Áudio e vídeo deve ser de origem autoral do(s) proponente(s)
  • Codec DVX3
  • Conteúdo deve ser conforme as diretrizes para conteúdo constando nesse edital

 

  • DIRETRIZES PARA CONTEÚDO

 

O Participante declara que no momento de sua Inscrição não tem (no momento de submissão), nem terá em seu Projeto, conteúdo inapropriado, conforme disposto nas diretrizes do Evento. Os Participantes têm plena liberdade para criação de seus Projetos, respeitadas as exigências deste Edital.

O Organizador pode desclassificar as Inscrições, a seu exclusivo critério, cujo os respectivos Projetos possuam conteúdos proibidos ou inapropriados, em especial:

 

  • Incitem a pornografia, violência ou que sejam contrários à moral, isoladamente ou em conjunto;
  • Incitem o uso de álcool, drogas, tabaco e assemelhados, armas de fogo, munições e explosivos;
  • Incitem qualquer tipo de discriminação por conta de raça, gênero, nacionalidade ou origem étnica;
  • Represente qualquer tipo de conteúdo publicitário ou faça referência a qualquer marca ou símbolo;
  • Façam propaganda eleitoral partidária.
  • Violem direitos autorais, a legislação ou as regras deste Edital.

O Organizador não prestará quaisquer informações a respeito da razão pela qual um Projeto não foi aceito. O Organizador se reserva o direito de tomar a decisão final sobre as Inscrições que serão qualificadas, e também se reserva o direito de se recusar a postar qualquer Inscrição ou a fazer anúncios relativos à Inscrição. Todas as decisões sobre o cumprimento destas diretrizes serão tomadas pela Comissão Artística, e consideradas finais, sem nenhuma oportunidade de recurso.

 

  • DIREITOS

 

O Participante retém os seus direitos autorais sobre os materiais da Inscrição. Por outro lado, ao inscrever o seu Projeto e submeter uma Inscrição (inclusive, entre outros, eventuais textos, fotografias, filmes, gráficos, vídeos ou áudios), o Participante aceita ceder ao Organizador, sem custos, uma permissão para usar o material do modo que ela quiser, inclusive modificando e adaptando o mesmo por motivos operacionais e editoriais, para uso do Organizador, suas coligadas ou parceiras, visando o marketing do Evento em qualquer mídia no mundo.

Em determinadas circunstâncias, o Organizador poderá também compartilhar a contribuição do Participante com terceiros confiáveis. Os direitos autorais sobre a contribuição do Participante permanecerão e esta permissão não envolve exclusividade.

Portanto, o Participante poderá continuar a usar este material de qualquer modo, permitindo inclusive o seu uso por terceiros.

Por outro lado, o Organizador receberá uma licença mundial irrevogável para reproduzir, postar e publicar quaisquer Inscrições, produções finais ou projetos em parceiras de mídia on-line e para imprimir publicações, além das publicações ou postagens no(s) website(s) do Organizador e nas transmissões de redes sociais.

Além disso, os Participantes darão permissão ao Organizador para mencionar o seu nome, cidade e país em conexão com os trabalhos que submeteram e nas publicidades e divulgações do Evento. A licença dada ao Organizador será perpétua, isenta de royalties e não exigirá permissão prévia para reproduzir, postar ou publicar qualquer trabalho submetido. Isso inclui na íntegra as fotografias, produções digitais e geradas por computador, e extratos editados dos mapeamentos submetidos.

 

  • DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE, ORIGINALIDADE E CONSENTIMENTO

 

Ao se inscrever no Evento, cada Participante declara que a sua Inscrição está em conformidade com estas Regras Oficiais e Diretrizes para Conteúdo supramencionadas. Ao submeter a sua Inscrição, o Participante declara ou garante que possui todos os direitos relativos à Inscrição, inclusive, entre outros, sobre os projetos, músicas, áudio, composições, desenhos, interpretações, imagens, gravações digitais ou vídeos, e a performance contida em cada Inscrição, que todo o trabalho é de sua criação própria original, não foi copiado, não contém nenhum material e/ou conteúdo de terceiros que o Participante não tenha permissão para usar e, por outro lado, que não é obsceno, não ofende a honra, nem viola nenhuma legislação ou regulamentação pertinente.

O Participante ainda declara e garante também que a sua Inscrição não viola os direitos de propriedade intelectual de nenhum terceiro e que nunca foi licenciada, vendida ou dada a nenhum terceiro que possa invocar direitos relativos à sua Inscrição ou algum segmento respectivo.

Qualquer violação ou uso não autorizado de conteúdo que não pertença ao Participante, ou para o qual não conseguiu assegurar devidamente o direito de usar, acarretará a sua desqualificação no Evento.

O Participante tem a ciência que precisa obter ou declarar que obteve todas e quaisquer autorizações necessárias de pessoas físicas e demais terceiros para o uso, conforme permitido segundo estas regras, de quaisquer imagens, áudio, informações pessoais e outros materiais em seu trabalho.

Se o Organizador, agindo de boa-fé, tiver motivo para acreditar que a sua Inscrição não é fruto de seu próprio trabalho ou viola de outro modo alguma regra ou Diretriz para Conteúdo, a Inscrição NÃO será considerada.

Ao submeter uma Inscrição, o Participante concorda em indenizar e isentar de responsabilidade ao Organizador, seus respectivas coligadas, dirigentes, diretores, representantes e qualquer um de seus funcionários (denominados conjuntamente como “credores”) perante todas e quaisquer reivindicações, indenizações, despesas, custos (inclusive honorários advocatícios razoáveis) e riscos financeiros (inclusive acordos), propostos ou invocados por quaisquer terceiros contra algum dos credores devido a ou decorrente de materiais de sua Inscrição no Evento, ou de sua participação ou conduta durante e em conexão com o Evento, inclusive, entre outras, as marcas comerciais, direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, direito de publicidade, direito à privacidade ou contra ofensas à honra.

O Participante concorda em exonerar, indenizar e isentar de responsabilidade o Organizador e suas respectivas coligadas, dirigentes, diretores, representantes e qualquer um de seus funcionários perante todas e quaisquer reivindicações de que alguma publicidade, apresentação, conteúdo na web ou outro material produzido, apresentado e/ou preparado posteriormente pelo Organizador ou em seu nome, violam os direitos do trabalho do Participante conforme consta na sua Inscrição.

O Participante concorda em pagar ao Organizador mediante pedido o valor de todos os prejuízos, riscos financeiros, despesas e tributos que o Organizador e suas respectivas coligadas, dirigentes, diretores, representantes e qualquer um de seus funcionários possam estar sujeitos (inclusive indenizando completamente os custos de eventuais acordos ou despesas legais) por incorreção em alguma das suas declarações ou garantias, por sua violação destas Regras Oficiais ou em decorrência de alguma reivindicação ou processo apresentado por terceiros contra o Organizador por sua causa ou contribuição.

O/A Participante Vencedor(a) é obrigado(a) a participar de certa forma em publicidades relativas ao Evento, por exemplo, tendo o nome, fotografia, trabalhos e citações do Participante apresentados no material de divulgação do Organizador, publicado no website do Organizador, notas de imprensa e/ou mídias sociais.

O Organizador disponibilizará as Inscrições de projetos além dos nomes do(a) Participante Vencedor(a) é obrigado a Vencedores para consulta do público através de websites e plataformas de mídias sociais que considere conveniente periodicamente.

Exceto onde proibido, a participação no Mapping Challenge DKBR caracteriza o consentimento do Participante para uso pelo Organizador de seu nome, aparência, voz, opiniões, informações biográficas e local de residência para fins comerciais em qualquer mídia sem nenhum pagamento ou compensação adicionais. Se selecionado como vencedor, você concorda em fornecer conteúdo (arquivos de áudio, tiragens, fotos, planos e textos) para exibição da Participante Vencedor.

 

  • RESPONSABILIDADES E LIBERAÇÕES

 

Ao participar no MAPPING CHALLENGE DKBR, o Participante concorda em liberar e isentar de responsabilidade o Organizador e suas respectivas coligadas, dirigentes, diretores, representantes e funcionários perante qualquer risco financeiro de qualquer natureza quanto a eventuais lesões, perdas ou indenizações de qualquer tipo decorrentes da participação ou em conexão com o Evento, inclusive, entre outras, a concessão, aceitação, recebimento, posse, uso e/ou uso indevido dos materiais submetidos e prêmios aqui dispostos. Sem prejuízo da natureza genérica do supramencionado, o Organizador não será responsável se alguma Inscrição ficar perdida, danificada, indisponível provisoriamente para consulta, ou comprometida ou prejudicada de outro modo em decorrência de problemas com terceiros que hospedam sites ou por algum outro motivo.

 

O Organizador não será responsável por: (a) Inscrições perdidas, atrasadas, enviadas erradas, danificadas, adulteradas ou ilegíveis; (b) erros, omissões, interrupções, exclusões, defeitos, atrasos na operação ou transmissão, furto ou destruição, ou acesso não autorizado ou alteração de materiais da Inscrição, ou defeitos de funcionamento técnicos, de rede, equipamentos telefônicos, componentes eletrônicos, computadores, hardware ou software de qualquer tipo, ou transmissão incorreta ou falta de recebimento de informações da Inscrição pelo Organizador em decorrência de problemas técnicos ou do congestionamento de tráfego na Internet ou em qualquer website ou qualquer combinação respectiva; ou (c) qualquer lesão ou dano ao computador do Participante ou de terceiros referente à ou resultante da participação no Evento.

 

Ainda, o Organizador não se responsabiliza por quaisquer atos ilícitos ou infrações cometidas pelos Participantes durante o Evento, por furtos ou roubos que venham a ocorrer durante a participação dos interessados ou pelo fornecimento de documentos adulterados ou falsificados pelos Participantes, que por sua vez são os únicos responsáveis por seus atos, arcando exclusivamente pelos danos civis e criminais.

 

  • DÚVIDAS

 

Quaisquer dúvidas, divergências e casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão apreciadas e decididas pelos representantes do Organizador.

 

  • DISPOSIÇÕES GERAIS

 

A participação no Prêmio implicará a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste Edital.

 

Somente serão consideradas válidas as Inscrições que preencherem todas as condições necessárias, realizadas dentro do prazo e pelos procedimentos previstos neste Edital. Os dados fornecidos pelos Participantes, no momento da inscrição, devem ser corretos, claros e precisos, sendo de cada um a responsabilidade pela sua veracidade.

 

O Organizador se reserva o direito de mudar, atualizar ou modificar estas regras a qualquer momento, exclusivamente a seu critério.

 

O Organizador se reserva o direito de, agindo sempre de boa-fé e razoavelmente, usar seu próprio arbítrio durante todo o processo detalhado neste Edital, o que inclui: (a) a desqualificação de qualquer Inscrição que não cumpra as regras ou onde as declarações supramencionadas não seriam verdadeiras ou onde o Organizador acredita, com fundamentos razoáveis, que o Participante atuou de modo fraudulento ou desestruturou ou interferiu na seleção dos projetos ou tentou proceder deste modo, (b) a modificação ou, se necessário, o cancelamento do Evento se o Organizador acreditar razoavelmente que o mesmo não poderá ser realizada imparcialmente conforme especificado devido a questões fora do seu controle (inclusive, entre outras, condições climáticas adversas, terremotos, distúrbios, incêndios, enchentes, atos de guerra, conflitos trabalhistas, terrorismo, motivos de força maior, vírus de computador, falhas técnicas, fraudes ou intervenções humanas não autorizadas).

 

O Organizador se reserva o direito de: (a) desqualificar permanentemente do Evento qualquer Participante que considere que tenha violado intencionalmente estas Regras Oficiais; e (b) suspender, modificar ou terminar o Evento (no todo ou em parte) se o Organizador acreditar que, a seu critério exclusivo, esta falha no funcionamento, erro, interrupção ou dano está prejudicando ou vai prejudicar a administração, segurança, imparcialidade ou integridade do Evento. O Organizador se reserva o direito de fazer mudanças neste Edital visando suspender, atrasar ou alterar o Evento a qualquer momento. O Organizador se reserva o direito de desqualificar quaisquer Inscrições não autorizadas.

 

A participação neste Evento não gera aos Participantes e aos Participantes Vencedores nenhum outro direito ou vantagem que não esteja expressamente previsto neste Edital.

 

 

  • ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

 

  • Serão utilizados dois projetores laser full HD com 25.000 ANSI lumens cada
  • O conteúdo será disparado pela equipe técnica do evento através de um Mac Pro
  • O software utilizado será o Resolume
  • O codec utilizado será o DXV.

 

 

  • Pixel map

Favor solicitar pixel map no email mappingdkbr@gmail.com,