Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
05 · 11 · 2019

CineKlap no Cinemaison RJ

A programação do CineKlap segue a todo vapor!

 

Nos dias 11 e 12 de novembro, o Instituto Cultural da Dinamarca estará no Cinemaison (RJ) com 5 obras de cineastas dinamarqueses, conversando sobre a temática “o corpo no mundo”.

 

A curadoria foi feita por Tatiana Groff, que é produtora cultural e curadora com foco em planejamento e desenvolvimento de projetos internacionais parcerias no Brasil no segmento audiovisual, em especial festivais e mostras de cinema. Atualmente é consultora para audiovisual do Instituto Cultural da Dinamarca.

 

A linha curatorial do CineKlap Planet_A foi pensando em alguns pilares estruturais da cultura dinamarquesa, tanto do ponto de vista da internacionalização quanto características bem fortes na contemporaneidade. É uma programação pautada em sustentabilidade, responsabilidade climática, o corpo ambiental, social, político e sociedade dialogando com a trajetória desta década de atuação do ICD no Brasil, e ao mesmo tempo de olho no futuro.

 


 

PROGRAMAÇÃO

 

DIA 11 DE NOVEMBRO

 

13H – SUMÉ
Sumé: Mumisitsinerup nipaa/Sume – The Sound of a Revolution (Dinamarca/Groenlândia, 2014).
De Inuk Silis Hoegh.
Documentário. 74’. Exibição em Blu-Ray.
Documentário sobre a Sumé, a primeira banda de rock a gravar em groenlandês. O álbum de estreia lançado em 1973 alcançou enorme popularidade no país, com suas letras políticas que introduziram no idioma palavras como “revolução” e “opressão” e protestavam contra a colonização dinamarquesa. O filme mostra o reencontro dos membros quatro décadas depois e a importância da banda no renascimento da cultura e identidade local em um processo que culminou na formação de um parlamento autônomo em 1979.

 

15H – EU SOU WILLIAM
Jeg er William (Dinamarca, 2017).
De Jonas Elmer.
Comédia. 103’. Exibição em Blu-Ray.
“Eu Sou William” é uma comédia feita a partir de romance infantil do autor dinamarquês, Kim Fupz Aakeson. O filme é sobre William, que mora com tio Nils dele. Seu pai está morto e sua mãe é mentalmente instável. Nils se aposentou cedo e passa o dia comprando e vendendo coisas a um preço favorável. Nils deve dinheiro a alguns bandidos e eles querem que sua dívida seja paga.

 

18H – TIME FURACÃO
Team Hurricane (Dinamarca, 2017).
De Annika Berg.
Drama. 96’. Exibição em Blu-Ray.
Drama experimental adolescente que celebra as garotas que ousam ser barulhentas, incômodas, vulgares e vulneráveis. O elenco foi escolhido pelas redes sociais, e após workshops de preparação desenvolveram seus personagens ficcionais com toques da própria personalidade. Mistura técnicas de documentário e uma paleta de cores inspirada nos animes japoneses, o que produz uma fusão única de elementos realistas e fantásticos. É o primeiro longa-metragem de Annika Berg e participou da semana dos críticos no Festival de Veneza.

 

20H – DARLING
Darling (Dinamarca, 2017).
De Brigitte Stærmose.
Drama. 102’. Exibição em Blu-Ray.
Depois de anos no exterior, a famosa bailarina Darling volta a Copenhague para protagonizar “Giselle”, peça clássica que será coreografada por seu marido Frans. Durante os ensaios, porém, Darling se fere gravemente e vê seu futuro desmoronar: ela não poderá voltar a dançar novamente. Darling não quer desistir e decide treinar sua substituta, a bailarina Polly. A jovem se torna o centro das atenções de Frans e o mundo de Darling está prestes a desabar outra vez.

 

DIA 12 DE NOVEMBRO

 

20H – IRMÃOS DO INVERNO
Winter Brothers (Dinamarca/Islândia , 2017).
De Hlynur Pálmason.
Drama. 94’. Exibição em Blu-Ray.
A história de dois irmãos e seu ambiente de trabalho durante um rigoroso inverno. Suas rotinas, seus hábitos, rituais e uma violenta disputa que surge entre eles e outra família, vistos por meio do olhar de Emil, o irmão mais novo. Vencedor do Prêmio de Melhor Ator para Elliott Crosset Hove no Festival de Locarno. Vencedor do prêmio de melhor ator para Ingvar Sigurðsson na Semana da Crítica do Festival de Cannes.

 


 

Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/548430129268471/

 

Endereço:

Avenida Presidente Antônio Carlos, 58 – Centro. Rio de Janeiro, RJ.