Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.

O Que Fazemos

Acreditamos que arte e cultura estão entre os ativos mais importantes da Dinamarca, e nossa visão é mostrar que o intercâmbio de arte, cultura e conhecimento pode contribuir para enfrentar os desafios globais e fortalecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

No Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil, trabalhamos com a dimensão cultural na transformação para um mundo sustentável, promovendo o diálogo intercultural, entendimento e inspiração entre o Brasil e a Dinamarca, bem como entre o Brasil e a região nórdica como um todo. Nós nos concentramos em cocriar novas possibilidades dentro do design urbano, audiovisual e cultura alimentar com democracia, sustentabilidade e diversidade como valores transversais.

 

Como o pesquisador sueco Per Olsson, do Centro de Resiliência de Estocolmo, coloca: “A transformação envolve uma mudança fundamental, que no contexto da sustentabilidade exige mudanças radicais e sistêmicas em valores e crenças, padrões de comportamento social e regimes de governança e gestão em vários níveis. É por isso que expressões culturais, direitos, patrimônio, diversidade e criatividade são componentes centrais do desenvolvimento humano e sustentável e desempenham um papel fundamental para o sucesso da Agenda 2030.”

 

Como uma instituição autônoma desde 1940, estamos engajados em criar um entendimento mútuo entre as pessoas. Em nossas parcerias transculturais, desenvolvemos atividades internacionais que desafiam fronteiras e criam inspiração mútua, com base em valores comuns importantes na Dinamarca e no mundo, especialmente quando se trata de igualdade de direitos, educação, desenvolvimento sustentável, democracia e cidadania ativa.

 

Consequentemente, nossos projetos têm vários tamanhos e formas, ao mesmo tempo em que abordam um conceito cultural abrangente. Isso significa que nossos projetos podem abranger tudo, desde música ao desenvolvimento urbano, cidadania ativa ao teatro, literatura e arte contemporânea à gastronomia. O fator comum é construir pontes por meio do diálogo mútuo, da inspiração e da compreensão.

 

O Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil é membro da EUNIC São Paulo.