Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.

O Que Fazemos

O Instituto Cultural da Dinamarca existe desde 1940 com sede em Copenhague, Dinamarca. Surgiu como instituição independente e funciona hoje sobre um acordo de atuação junto ao Ministério de Cultura da Dinamarca.

 

O instituto promove o diálogo e a compreensão sobre diferenças culturais e fronteiras nacionais. Nosso trabalho perm,eia uma plataforma amplamente conceitual, na qual arte, cultura e sociedade são contempladas. Essas áreas unem pessoas de diferentes culturas, promovem a compreensão internacional e facilitam a comunicação intercultural.

 

O Instituto Cultural da Dinamarca alimenta redes para fortalecer a colaboração entre artistas internacionais e dinamarqueses assim como instituições culturais. Utilizamos a cultura como ponto de partida em comum, criamos plataformas com o intuito de possibilitar o diálogo intercultural, a troca de experiências e o intercâmbio de ideias, culminando em relações culturais fortalecidas e duradouras.

 

Ao apresentar a arte e a cultura da Dinamarca no Brasil e estimular colaborações interculturais em diversos níveis, fomentamos um diálogo constante entre nossos países para o enriquecimento e desenvolvimento mútuo da sociedade, de ideias e da arte em si.

 

Tendo nossos projetos e intervenções culturais como ponto de partida, esse diálogo aborda temas como igualdade, educação, sustentabilidade, participação da cidadã e valores democráticos. Atuamos nestes 10 anos com projetos musicais junto ao SESC, SESI, projetos de audiovisual junto ao SESC, SESI, CCBB, Caixa Cultural, exposições fotográficas, espetáculos de Artes Cénicas.

 

Desde 2019 trabalhamos com enfoque no intercâmbio relacionado à arquitetura e desenvolvimento urbana sustentável, ao campo do audiovisual e ao campo de sistema alimentar, especificamente na cultura alimentar infantil. Trabalhamos com profundidade e a longo prazo nossos projetos e contamos com o fortalecimento no campo do financiamento local.

 

Dentre nossas realizações com mais impacto, destacam-se as produções: 2018 – Festival Dansk!!BR (Multiplataforma) – ocupação múltipla da Cidade das Artes – Rio de Janeiro; 2018 – Festival Ponte Nórdica (Audiovisual) – Caixa Cultural Rio de Janeiro / Curitiba / São Paulo/Rede de cinema Itaú. 2017 – Traços & Espaços – IV Encontro Dinamarca-Brasil (Artes Cênicas / Artes Plásticas / Performance) – Instituto Federal de Brasília e UnB (DF); 2016 – Cultural Bridges (Multiplataforma) – Pavilhão “Coração da Dinamarca”, na Praia de Ipanema, nos Jogos Olímpicos Rio 2016.