Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
13 · 12 · 2017

Entrevista com os autores de AJ Kazinski

Uma tarde de novembro, nos sentamos com os dois autores dinamarqueses, Anders Rønnow Klarlund e Jacob Weinreich, que estavam em Porto Alegre para participar da 63ª Feira do Livro, para falar sobre seus livros e a literatura escandinava. Os dois autores estão escrevendo juntos por 10 anos sob o pseudônimo A.J. Kazinski e eles têm atualmente três livros publicados no mercado brasileiro: O Último Homem Bom, A Santa Aliança e O Sono e a Morte. Queríamos saber mais sobre sua maneira única de escrever juntos sob um nome.

Você trabalhou juntos há 10 anos, como começou?

 

Jacob: Bem, o Anders criou, eu acho, 5 longas-metragens, naquela época ele era um diretor de cinema e eu fui educado como escrivão da Danish Film School, e eu tive essa idéia para um filme. Eu enviei para Anders e ele enviou de volta e nós nos encontramos neste lugar chamado Zentropa, onde Anders estava trabalhando naquele momento, um lugar onde Lars Von Trier está trabalhando e muitos cineastas dinamarqueses, e eu saí e conversamos . Então, essa idéia mudou 180 graus 10 vezes e passamos quase 2 anos sentados em um banco ao lado da casa de Anders uma ou duas vezes por semana, falando sobre essa idéia. Depois de 1 ou 2 anos, começamos a escrever esse script e tornou-se bastante longo e tivemos que tentar financiá-lo, e talvez fosse como 30 milhões de DKK, e não conseguimos financiá-lo. Então, Anders me perguntou: “Por que não escrevemos isso em uma novelA”, e eu estava um pouco céptico no começo. Para mim, escrever uma novela é algo diferente de escrever um script. Então, decidimos “Ok, podemos fazê-lo”, porque passamos tanto tempo escrevendo e todas as nossas ótimas idéias, tanto quanto pensamos, estavam nessa história, e então decidimos ir e escrever um romance. E então uma pequena aventura começou na verdade, porque o roteiro tinha um agente e, mesmo antes do livro ser publicado, foi vendido para mais de 20 países, e isso se tornou um grande sucesso.

Anders: O engraçado foi que a história em O Último Homem Bom ganhou o prêmio pela melhor novela do ano na França, e havia alguma coisa naquela história, você sabe. Nós fizemos histórias todas as nossas vidas, profissionalmente por 25 anos e ainda mais, e de repente há algo que você aborda que atrai um público maior, e acho que até hoje, e acho que todos os autores sentem isso, existem histórias com as quais você pensa, “Isto é”, e então ninguém responde.

 

Então, não é mais fácil com o tempo?

Torna-se cada vez mais místico quanto mais o fazemos. Isso é fascinante. Há algo sobre isso que desafia as leis de tudo. A narração, essa é a beleza dela. Não se tornou mais fácil: muitas coisas se tornaram mais fáceis. Relações de trabalho, descobrindo que quanto mais velho você obtém, mais rápido você lê pessoas e diz “tudo bem, esse tipo de pessoa, e não vamos lá”, especialmente nos negócios, há muitos tipos especiais, como psicopatas. Eu acho que eles estão muito representados no negócio do filme.

Jacob Weinreich & Anders Rønnow Klarlund

E agora você decidiu escrever sob um nome. Como você sente que você se complementa individualmente e traz coisas diferentes à mesa?

Anders: Se você olhar para as grandes empresas, eles sempre são chamados de Price Cooper Waterhouse, sempre esses nomes de empresas com mais de um nome, e acho que é porque os homens estão muito incompletos para trabalhar sozinhos. No negócio, um homem precisa de um parceiro.

Jacob: Sim, temos grandes pensamentos sobre nós às vezes, temos a ideia de que podemos fazer tudo e às vezes você precisa de outra pessoa para lhe dizer que não pode.
Anders: Para um homem, acho o mais importante, e eu disse ao meu filho o mesmo, é encontrar um parceiro que possa fazer as coisas que você não pode. E que você pode confiar.

Jacob: E no começo, foi apenas a idéia de que devemos escrever esse romance, e foi isso, e então se tornou esse grande sucesso, e você pode dizer, agora abrimos a porta para o sucesso e foi difícil apenas para fechá-lo novamente.

Anders: Para voltar a fazer filmes de arte novamente que ninguém queria ve

 

E como acabou sendo esse gênero em que você queria escrever?

Anders: É o único gênero que as pessoas lêem. É por isso. Qual o sentido da escrita em outro gênero que as pessoas não lêem? Nós tentamos isso. O crime e o romance funcionam. Há outro gênero, que chamamos de “minha terrível infância”, e você vê que há muitos livros nesse gênero, como Yahya Hassan (autor dinamarquês, vermelho.) No ano passado, que está no gênero “minha infância terrível”. Mas você teve que ter uma infância realmente terrível para escrever nesse gênero, caso contrário você não é credível, e nós não. Muitos brasileiros poderiam escrever nesse gênero, penso eu.

 

Mais especificamente sobre o Brasil, agora 3 dos seus livros foram traduzidos. Por que você acha que seus livros chegaram ao mercado brasileiro?

Jacob: A história sobre O Último Homem Bom acaba de viajar, e essa foi a primeira, e você sabe, a primeira é sempre especial e tem esse apelo global.
Anders: Recebemos e-mails da Argentina e todo o resto, e eles nos escrevem sobre isso, mas também sobre outros livros. Isso é o bem das mídias sociais. Não gostamos tanto das mídias sociais, mas gostamos de receber e-mails dos fãs.

Jacob: Na história de O Último Homem Bom, um homem da polícia em Copenhague está procurando por uma boa pessoa, porque pessoas boas em todo o mundo foram assassinadas e, então, há um antigo mito judeu que diz que sempre há 36 pessoas boas que protegem o mundo do mal e então as pessoas boas em todo o mundo estão começando a morrer e depois acabamos descobrindo que a próxima boa pessoa será morta em Copenhague na Dinamarca, então ele tem que descobrir quem é o último bem homem em Copenhague.

Anders: Sim, tem escrito tantos livros sobre encontrar o mal, mas nunca foi escrito uma história sobre encontrar o bem.

 

Então, você não acha que é apenas uma tendência, você sabe com o Scandinavian noir, todos os programas de TV e livros que saem …

Anders: sempre há uma tendência. Na década de 1980 houve uma tendência com a literatura latino-americana, como Gabriel Garcia Marques e Isabella Allende. O Realismo Mágico foi tão grande nos anos 80, e agora temos sorte na Escandinávia porque não temos muito para contar histórias sobre a Escandinávia, porque tudo está funcionando tão bem lá. Outro fato sobre ficção é que muitas pessoas usam ficção para escapar. O núcleo da ficção sempre foi para escapar, esquecer sua vida e submergir-se na vida de outra pessoa que a piora ou melhor, mas o efeito deve ser que você se esqueça da sua vida por 14 horas. Isso é o que a ficção é construída.

 

E agora que você conhece um pouco mais sobre o nosso Instituto e o diálogo intercultural entre diferentes países com os quais trabalhamos. O que você vê o papel de ser um Instituto Cultural?

Anders: é difícil. Penso que é difícil subsidiar a cultura. Gostaria que fosse mais fácil. Mas a cultura funciona melhor com termos capitalistas puros. Que as pessoas compram exatamente o que querem e as pessoas vêem exatamente o que querem. É realmente, muito difícil, o que veremos em uma hora em que iremos lá (para apresentar na feira do livro, vermelho.) E haverá 3 pessoas sentadas lá para nos ouvir. É muito difícil subsidiar a cultura. Tentamos muitas vezes sentar no Centro Cultural em Paris com 10 outros autores, e só há pessoas da embaixada lá. Então, qual é o papel? É um papel difícil.

 

Hoje, com a globalização e muitas culturas interferindo entre nós, temos algo aqui que é dinamarquês e que representa a Dinamarca.

Anders: Eu não acho que a cultura dinamarquesa ou brasileira nunca será pressionada, porque as pessoas querem que seja local. Quando queremos algo como um produto cultural, um filme, um livro, uma peça de teatro, um balé, você quer que seja local. Quanto mais local, melhor. Não queremos literatura global, então não é um problema. O problema é como o Estado pode ajudar a introduzir a cultura dinamarquesa no público brasileiro. E acho que talvez a melhor maneira seja subsidiar as empresas privadas, como as que compram nossos livros, para dar-lhes suporte financeiro em seu marketing ou algo assim. O que escolhe, música, cultura, é tão imprevisível.

 

O Instituto trabalha para aproximar as culturas através da arte; O que você acha dessa abordagem?

Jacob: Faz sentido. A idéia de que a arte possa mover mais dois países / culturas um para o outro. Ao experimentar os artistas de outro país, dá-lhe a impressão de conhecer um pouco melhor a cultura do outro país. O que significou para a arte dinamarquesa / brasileira nos ter aqui na feira do livro, é difícil de dizer. Mas de alguma forma, somos como um pequeno pedaço da Dinamarca que acabou aqui em Porto Alegre. Uma “maneira dinamarquesa” de ver o mundo, eu acho.

 

Quando você ouve que livros como “The Secret of Denmark” (por Helen Russell) e The Danish Way of Parenting (por Iben Sandahl) são tão populares aqui no Brasil, quais são seus pensamentos?

Anders: Bem, o que a Dinamarca é realmente boa, é a sociedade. Então, entendo por que as pessoas querem explorar isso e ver “como podemos ter uma sociedade como essa”. E mesmo os dinamarqueses não podem explicar por que temos uma sociedade tão boa.

Jacob: Não podemos explicar isso, é como um milhão de pequenas coisas. Existem tradições de 1000 anos de idade. Por que as pessoas pagam voluntariamente metade do que ganham para o governo? Os dinamarqueses estão felizes em pagar seus impostos, mas como você consegue chegar a esse ponto? É realmente especial.