Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
31 · 08 · 2016

Ponte Nórdica

Instituto Cultural da Dinamarca apresenta: Ponte Nórdica

Em 2014, o ICD criou a marca CineKlap no intuito de desenvolver mais cooperações nos festivais de cinema no Brasil. Isso resultou em várias mostras de cinema dinamarquês em todo Brasil. Visando tal sucesso, decidimos levar o CineKlap a um outro nível, além dos filmes dinamarqueses planejamos mostrar os filmes nórdicos mais atuais para o público brasileiro e assim nasceu um novo festival de cinema – o Ponte Nórdica.

 

Em muitos sentidos os países nórdicos representam o oposto da cultura brasileira, mas se olharmos mais de perto veremos que ambas as culturas se complementam e têm muitos traços em comum. Nosso desejo é criar um festival nórdico anual que mostra o quanto as nossas culturas têm a oferecer uma a outra.

 

O festival de cinema Ponte Nórdica será realizada entre os dias 25 de agosto a 7 de setembro 2016, na CAIXA Belas Artes em São Paulo/SP. Apesar de estar ainda em sua primeira edição, a meta é produzir o festival anualmente, com o objetivo de levar a cultura nórdica aos brasileiros de todo o país.

 

Patrocinada pela CAIXA Cultural, essa primeira edição da Ponte Nórdica tem como tema coproduções nórdicas a partir de uma perspectiva de mulheres diretoras, produtoras, protagonistas, etc. Porém, o festival também terá excelentes filmes de produtores, diretores e atores masculinos. A proposta é democraticamente tratar a equidade de gênero no audiovisual, tendo em vista o caso nórdico em conversa com o brasileiro.

Uma importante parte do festival são as atividades educativas. A mostra de filmes será acompanhada por encontros e debates com cineastas nórdicos, colocando foco nas pontes existentes entre os países que tornam seu cinema sustentável, sendo, assim, um modelo inovador para a indústria cinematográfica brasileira. Confirmamos as presenças da diretora sueca Katja Wik e da diretora dinamarquesa May el-Toukhy. Além das convidadas internacionais, participarão de um debate sobre a mulher no cinema, a mediadora Maristela Bizarro, da ONG Wift Brasil, a diretora Vera Egito e Débora Ivanov, diretora da Ancine. Para nós, é fundamental criar um festival sinérgico que, além dos filmes, também propõe uma interação, através do intercâmbio cultural entre os profissionais da indústria.

 

Como parte das atividades educativas, teremos uma palestra do Diretor do Copenhagen Institute for Futures Studies (CIFS) na América Latina, Peter Kronstrøm, que vai falar das mudanças de comportamento pelas quais nossa sociedade está passando e o novo status da mulher – a consciência da luta pela igualdade de gêneros e a importância do feminino na indústria audiovisual e nos mais diversos campos de atuação. O encontro também vai traçar uma análise atual das coproduções internacionais e o maior intercâmbio cultural presente na sociedade globalizada.

 

Exceto a palestra do Peter Kronstrøm que acontecerá na CAIXA Cultural, todos os filmes e atividades educativas serão na CAIXA Belas Artes. Confira a programação completa:

 

Quinta-feira, dia 25 de agosto

20h00: Abertura do festival com o filme, “A COMUNIDADE” (DK)

 

Sexta-feira, dia 26 de agosto

16h00: “EMBRIONÁRIO” (DK)

18h30: “MORAL DA HISTÓRIA” (DK) programa especial com a diretora do filme: May el-Touhky

 

Sábado, dia 27 de agosto

16h00: Debate: MULHER, IMAGEM E MERCADO DE TRABALHO

Convidadas: Katja Wik (SE); May el-Toukhy (DK); Vera Egito (BR); Debora Ivanov (BR);

Mediadora: Maristela Bizarro (BR)

18h30: Sessão especial com a diretora sueca Katja Wik, com exibição de cenas inéditas do seu primeiro longa-metragem, EX-MULHER. A projeção será acompanhada de conversa com a diretora sobre os bastidores do filme, realizado ao longo de dez anos, bem como suas pesquisas para esta produção e sua abordagem do tema, que apresenta três diferentes facetas da mulher contemporânea. O público terá oportunidade de fazer perguntas à diretora convidada e aprofundar a questão do gênero no cinema – afinal, este filme poderia ser diferente se fosse escrito, dirigido ou protagonizado por homens?

23h30: “EMBRIONÁRIO” (DK)

 

Domingo, dia 28 de agosto

16h00: “IRMÃOS” (NO)

18h30: “UM JOGO SÉRIO” (SE-DK)

 

Segunda-feira, dia 29 de agosto

16h00: Sessão de short filmes, “Programa Curtas 2 – gerações, amizade e relações pessoais”

“VELHO AMIGO” (IS)

” ALGUMAS PESSOAS TÊM PROBLEMAS DE VERDADE” (NO)

“BUNKER” (NO)

“ANNELI” (FI)

18h30: “SUMÉ – O SOM DE UMA REVOLUÇÃO” (GL) (digital) 84 min

 

Terça-feira, dia 30 de agosto

14h00: “Programa Curtas 1 (mães e filhos) ”

“MAMÃE” (DK)

“MINI” (DK)

“EU E VOCÊ” (IS)

“HELGA” (IS)

16h00: “REVOLUÇÃO DA PIA DA COZINHA” (IS)

18h30: “SUMÉ – O SOM DE UMA REVOLUÇÃO” (GL)

 

Quarta-feira, dia 31 de agosto

16h00: “Programa Curtas 1 (mães e filhos)”

“MAMÃE” (DK)

“MINI” (DK)

“EU E VOCÊ” (IS)

“HELGA” (IS)

18h30: “REVOLUÇÃO DA PIA DA COZINHA” (IS)

 

Quinta-feira, dia 1 de setembro

16h00: “PESSOAS BRANCAS” (SE-DK)

18h30: “UM JOGO SÉRIO” (SE-DK)

 

Sexta-feira, dia 2 de setembro

16h00: “A TEORIA SUECA DO AMOR” (SE)

18h30: “UM JOGO SÉRIO” (SE-DK)

 

Sábado, dia 3 de setembro

16h00: “A TEORIA SUECA DO AMOR” (SE)

18h30: “A JOVEM REI” (SE-FI)

23h30: “PESSOAS BRANCAS” (SE-DK)

 

Domingo, dia 4 de setembro

16h00: “IRMÃOS” (NO)

18h30: “A TEORIA SUECA DO AMOR” (SE)

 

Segunda-feira, dia 5 de setembro

16h00: “SUMÉ – O SOM DE UMA REVOLUÇÃO” (GL)

18h30:“REVOLUÇÃO DA PIA DA COZINHA” (IS)

 

Terça-feira, dia 6 de setembro

14h00: “EMBRIONÁRIO” (DK)

16h00: “A JOVEM REI” (SE-FI)

18h30: “MORAL DA HISTÓRIA” (DK)

 

Quarta-feira, dia 7 de setembro

16h00: “IRMÃOS” (NO)

18h30: “PESSOAS BRANCAS” (SE-DK)

 

Quarta-feira, dia 7 de setembro

16h00: Palestra: Instituto de Copenhagen para Estudos do Futuro (CIFS Latam) com o dinamarquês, Peter Kronstrøm. Tema da palestra: O futuro não é mais como era antes: mudanças de comportamento no século 21