Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
01 · 11 · 2016

6º Festival Internacional Pequeno Cineasta

Nesta semana começa o Festival Internacional Pequeno Cineasta, um projeto desenvolvido pela Daniela Gracindo, com o intuito de dar voz às crianças e jovens e mostrar o que eles são capazes de fazer com uma câmera na mão. A Oficina Pequeno Cineasta acontece desde 2009 e já formou mais de 200 crianças e jovens. Em 2010, surgiu o Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC) que ocorre anualmente e reúne filmes do mundo todo realizados por crianças e jovens entre 8 a 17 anos de idade.

 

É 6º edição do FIPC e a 3º vez que o Instituto Cultural da Dinamarca apoia, fazemos isso porque acreditamos e reconhecemos a importância do trabalho realizado pela diretora e organizadora do festival, Daniela Gracindo, não só com o festival, mas também com as oficinas realizadas durante o ano todo, um belo trabalho que respeita o direito da criança e proporciona um crescimento por meio da inserção na arte.

 

O Pequeno Cineasta dialoga com um dos focos de projeto proposto pelo Instituto para o ano de 2016, em relação a crianças e jovens. Isso para apoiar o plano de ação do Painel de Cultura da Dinamarca, que por quatro anos tem tido este foco. Acreditamos que o trabalho realizado com crianças e jovens ajudarão a formatar e educar os governantes do futuro. A Dinamarca tem uma história longa com arte e cultura para e com crianças, entre uma serie de iniciativas nas escolas, em festivais, nos centros culturais e museus. O Instituto encontra-se aqui para dividir esta experiência, trocar ideias, motivar inspiração mútua e assim poder construir um futuro promissor para os jovens.

 

O festival é único nesse segmento, e o apoio do Instituto acontece em diferentes formatos. Este ano tivemos o prazer de apoiar a viagem da Daniela com dois alunos para o THENEXTFILMFESTIVAL INTERNATIONAL in Odense, Dinamarca, a fim de representar o Pequeno Cineasta.  O festival ocorreu entre os dias 30/08 a 04/09 http://thenextfilm.dk/?page_id=3184 O festival é organizado por Station Next http://thenextfilm.dk/?page_id=3190 que é uma escola de cinema para jovens na Dinamarca, equivalente ao Pequeno Cineasta.

 

Além disso, o Instituto mediará uma mesa redonda no dia 04, onde alunos da escola dinamarquesa Station Next irão trocar ideias e experiências com jovens do FIPC. A programação do festival é bem ampla e abrange eventos desde a mostra dos filmes nacionais e internacionais, quanto workshops para crianças e educadores.

 

Confira a programação gratuita do Festival Pequeno Cineasta aqui:

http://pequenocineasta.com.br/festival/programacao/agenda/