Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
23 · 07 · 2018

Casa Europa na Flip 2018

"Uma vez escrevi poemas meticulosos com uma caneta-tinteiro
- poesia pura sobre o puro nada -
mas agora eu gosto que exista merda no meu papel
lágrimas e muco."
Niels Hav

Visite a Casa Europa – espaço cultural composto por oito instituições culturais europeias -na Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP 2018)

 

O Instituto de Cultura Dinamarquesa, o Consulado Geral da Hungria, o Instituto Goethe, o Instituto Cervantes, a Aliança Francesa, o Instituto Cultural Italiano, o Conselho Britânico e a Fundação Suíça para a Cultura Pro Helvetia organizarão, no Museu de Arte Sacra de Paraty, a Casa Europa – um encontro cultural para debater questões relacionadas aos eventos de maio de 1968.

 

A iniciativa é uma cooperação entre Rio de Janeiro e São Paulo para promover o diálogo entre setores culturais e sociedades civis no Brasil e na Europa. Participarão do evento, que marca os cinquenta anos de importantes acontecimentos culturais, diversos escritores e especialistas europeus e brasileiros. Haverá também uma exibição de fotografias no prédio anexo.

 

Entre os especialistas, o Instituto de Cultura Dinamarquesa apresenta orgulhosamente:

 

Niels Hav:

 

Poeta e contista dinamarquês com poemas traduzidos para mais de dez idiomas. Nasceu na área rural de Lemvig, no oeste da Dinamarca, e vive atualmente em Copenhague. Participou de diversos festivais internacionais de poesia na Europa, Ásia e nas Américas do Norte e do Sul. Em seu idioma nativo, publicou três livros de contos e seis coletâneas poéticas. Durante a FLIP, lançará seu primeiro livro em português. A Alma Dança em seu Berço, pela Editora Penalux.

 

Michael Goldfarb:

 

Jornalista, escritor e podcaster americano radicado em Londres desde 1985. Escreveu para os jornais The Guardian, The New York Times e The Washington Post e cobriu os conflitos da Bósnia e do Iraque. Atualmente, faz documentários para a BBC e é apresentador do podcast FRDH – First Rough Draft of History.

 

Lutz Taufer:

 

Antigo membro da organização alemã SPK (Coletivo Socialista de Pacientes) e do grupo terrorista de esquerda Baader-Meinhof. Foi sentenciado duas vezes à prisão perpétua em 1977, mas solto em 1998. Lançará na FLIP sua biografia Atravessando Fronteiras – da guerrilha urbana na Alemanha ao trabalho comunitário nas favelas brasileiras.

 

Massimo Canevacci:

 

Antropologista, etnógrafo e escritor italiano, atualmente pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Reside na capital paulista desde 2008. É doutor em Letras e Filosofia. Durante a FLIP, lançará a obra Culturas eXtremas: mutações juvenis nos corpos das metrópoles.

 

Nina Reusch:

 

Historiadora alemã que estudou História, Estudos de Gênero e Sociologia na Universidade de Friburgo, em seu país natal. Em 2016, foi responsável por um projeto da Universidade de Stuttgart sobre a história LGBTIQ em Baden e Württemberg. É desde 2017 professora do Departamento de Didática da História da Universidade Livre de Berlim.