Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
03 · 12 · 2018

CineKlap on tour

MOSTRA CINEKLAP – DINAMARCA EM FOCO

São Paulo: 09-21 janeiro 2019

Brasilia 29. janeiro-9. fevereiro 2019

Em 2014, o ICD criou a marca CineKlap com o intuito de desenvolver novas cooperações com festivais de cinema no Brasil. Isso resultou em várias mostras de cinema dinamarquês por todo o país. Para 2018, o ano de comemoração dos 10 anos do Instituto Cultura da Dinamarca (ICD) no Brasil, reformulamos está marca para a nossa própria mostra.

 

Nossa proposta é trabalhar com a exibição de 16 filmes dinamarqueses da atualidade, entre eles longas e documentários e um filme infantil. Os filmes tratam de temas como cultura, política, arte, urbanismo e do panorama atual do cinema na Dinamarca. A MOSTRA será organizada ao longo de duas semanas de exibição, com sessões no período da tarde e uma a noite. Em um dos dias haverá um painel que trate a questão do audiovisual dinamarquês e brasileiro criando um ambiente de discussão e analise do panorama cinematográfico de ambos os países com foco nos filmes apresentados e suas temáticas, proporcionando uma atividade globalizada e dinâmica, com apresentação de números e bate papo com os espectadores da Mostra. Como convidada para o painel estará a Tatiana Groff curadora do projeto pelo Instituto Cultural da Dinamarca (ICD).

 

PRODUÇÃO CINEMATROGRAFICA DINAMARQUESA

Cinema dinamarquês é conhecido por vir de um pequeno país no norte da Europa, no entanto, é gigante em suas diversas atuações artísticas e na indústria audiovisual. Reconhecidos mundialmente como uma das mais relevantes e inovadoras do mundo, o cinema dinamarquês é um cinema em que toda cadeia produtiva se faz sustentável, sendo um modelo inovador em comparação a indústria cinematográfica brasileira.

 

A MOSTRA CINEKLAP se preocupa em apresentar obras com temas variados que possam refletir essa riqueza temática, artística e profissional do cinema dinamarquês. Na lista de filmes disponíveis para a MOSTRA apresentamos filmes com temas relevantes para a atualidade, como o documentário “Um Homem em Derrocada” que conta a história do artista dinamarquês, mundialmente reconhecido Per Kirkeby, em sua fase de recuperação após um acidente e sua crise por não reconhecer mais as cores, um elemento essencial de sua obra.

 

Para tratar de temas sobre sociedade e política dinamarquesa e conflitos mundiais, o filme “O Show da Guerra”, de Obaidah Zytoon e Andreas Dalsgaard, mostra a guerra na Síria. Um conflito que já dura oito anos e impacta toda a humanidade por ser o genocídio de toda uma nação.

 

Nos seis dias da MOSTRA serão abordados filmes de destaques na área de documentário e da ficção, prezando por um enfoque na produção diversa e potente realizada pela Dinamarca em obras recentes.

SINOPSE DAS OBRAS – MOSTRA CINEKLAP – DINAMARCA EM FOCO

 

  1. O CONQUISTADOR/ THE CHARMER

Título original Charmøren

Ano 2017

Direção Milad Alami

Roteiro Ingeborg Topsøe, Milad Alami

Duração 100 min

Ficção. 14 anos

Drama psicológico sobre Esmail, um jovem iraniano que procura desesperadamente uma mulher para se casar e assegurar sua permanência na Dinamarca. Com um prazo apertado antes da iminente deportação, ele se apaixona e tem de lidar com seu passado. Um retrato pungente da questão da diversidade cultural e da emigração na Europa. Longa-metragem de estreia do diretor Milad Alami. Vencedor do prêmio New Voices/New Visions do Festival Internacional de Palm Springs, do prêmio Silver Hugo do Festival Internacional de Cinema de Chicago.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=-yCGM3E-Qho

 

2.AI WEI WEI E O CASO FAKE/ AI WEI WEI THE FAKE CASE

Título original Ai Wei Wei The Fake Case

Ano 2013

Direção Andreas Johnsen

Duração 87 min.

Documentário. Livre

O artista e ativista social chinês de relevância mundial Ai Weiwei, condenado a prisão domiciliar, lida com as restrições impostas pelo seu governo. E a fake news, no caso, possível manobra que a China implica aos seus cidadãos personas non gratas.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=B_AE6Om0Llk

 

3.A DINASTIA CIRCENSE/ THE CIRCUS DYNASTY

Título original The Circus Dynasty

Ano 2014

Direção Anders Riis-Hansen

Roteiro Anders Riis-Hansen

Duração 93 min

Documentário. Livre

Benny Berdino, dono de um dos maiores circos da Europa, tem um sonho. Para garantir que sua dinastia continue, ele espera que seu neto, Patrick, e a premiada artista de circo Merrylu, que é de outra família circense muito reconhecida, se casem e um dia comandem a realidade Circus tal qual com êxito seguem existindo. Conta com suas aparências hyper sedutoras e habilidades circenses fora do comum, seriam a combinação perfeita. Tudo parece estar indo de acordo com o plano, Patrick e Merrylu se mudaram para sua própria caravana. Mas seu sonho está ameaçado, porque misturar amor e negócios é difícil.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=MhlRgVNFjmE

 

4.UM HOMEM EM DERROCADA/ MAN FALLING

Título original Mand Falder

Ano 2015

Direção Anne Regitze Wivel

Roteiro Anne Regitze Wivel

Duração 100 min

Documentário. Livre

Após um trágico acidente, o reconhecido artista plástico Per Kirkeby perde a capacidade de ver cores e ele não consegue mais reconhecer sua esposa e nem seu trabalho. A perda da visão colorida o impede de trabalhar com arte, deixando – o sem capacidade em desenvolver suas obras, reconhecidamente coloridas. Isso abala completamente o universo de Per Kirkeby. O filme trata de uma profunda melancolia, mesmo assim é de uma beleza surpreendente. A história de um homem lutando para superar seus obstáculos e voltar para a sua vida e mais especialmente, voltar ao seu trabalho.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=sQtPT6DSbeM

 

  1. DESIGN PARA A VIDA/ DESIGN FOR LIFE

Título original Møbler til tiden

País Dinamarca

Ano 2015

Direção Casper Høyberg

Roteiro Casper Høyberg

Duração 58 min.

Documentário. Livre

Os móveis de Børge Mogensen não são apenas móveis. É a mobília como uma forma de arte com detalhes refinados e atemporais que proporcionaram à Mogensen um público internacional de dedicados admiradores e colecionadores. A história do homem por trás dos clássicos do design é a história do designer, do artesão e da pessoa privada – e de um país que, nas décadas seguintes à Segunda Guerra Mundial, viu uma recuperação econômica sem precedentes refletida em sua cultura e estilo de vida. Os tempos mudam, mas Børge Mogensen permanece como um dos nomes que garantiu a reputação da estética escandinava e continua a inspirar. Sua história de vida é contada por seu filho, Thomas Mogensen, que nos aproxima das histórias que nunca foram contadas antes, e que adicionam novas facetas da vida de Børge Mogensen através do acesso exclusivo à totalidade de seu extenso arquivo de fotos, desenhos e – não menos importante – móveis.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=uRDMjyAvgsk

 

  1. O SHOW DA GUERRA/ THE WAR SHOW

Título original Venner i Krig

Ano 2016

Direção Obaidah Zytoon, Andreas Dalsgaard

Roteiro Obaidah Zytoon, Andreas Dalsgaard

Duração 102 min

Documentário. 12 anos

Em março de 2011, o apresentador de rádio Obaidah Zytoon e seu círculo de amigos participaram dos protestos de rua contra o presidente Bashar al-Assad, quando a Primavera Árabe chega à Síria. Sabendo que seu país seria mudado para sempre, esse grupo de artistas e ativistas começa a filmar suas vidas e os eventos ao seu redor. Mas, à medida que a resposta violenta do regime leva o país a uma sangrenta guerra civil, suas esperanças de um futuro melhor serão testadas pela violência, pela prisão e pela morte. Obaida sai de Damasco e viaja pelo país, desde sua cidade natal, Zabadani, até o centro da rebelião em Homs, e ao norte da Síria, onde presencia a ascensão do extremismo. Um filme de estrada profundamente pessoal, o filme captura o destino da Síria através da lente íntima de um pequeno círculo de amigos.

Trailer https://www.youtube.com/watch?v=6awfy2M6y9E

 

  1. CAMPO MINADO/ LAND OF MINE

Título original UNDER SANDET

Ano 2015

Direção Martin Zandvliet

Roteiro Martin Zandvliet

Duração 100 min

Ficção. 12 anos

 

Em maio de 1945, dias depois da rendição da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, um grupo de prisioneiros alemães é levado à Dinamarca e forçado a desarmar dezenas de milhares de minas terrestres colocadas na costa do país pelas forças alemãs. No comando do grupo está o sargento dinamarquês Carl Leopold Rasmussen, que, como muitos compatriotas, guarda rancor dos alemães após cinco anos de invasão. Ele desconta sua raiva nos prisioneiros até que um trágico acidente o faz mudar seu ponto de vista, mesmo que talvez seja tarde demais.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4Kao3t0NBMU

 

  1. BOAS COISAS NOS AGUARDAM/ GOOD THINGS AWAIT

Título original SÅ MEGET GODT I VENTE

País Dinamarca

Ano 2014

Direção Phie Ambo

Roteiro

Duração 100 min Phie Ambo

Documentário. Livre

Niels é um dos últimos fazendeiros idealistas da Dinamarca. Ele é responsável por produtos elogiados pelos consumidores, premiados por um dos melhores restaurantes do mundo —o Noma, em Copenhague—, e criados em harmonia com o universo. Mas o modo como Neils trabalha não é muito popular entre as autoridades. Elas estão ameaçando tirar sua licença para criar gado, os prédios estão se deteriorando, e sem nenhum sucessor para assumir seu lugar, Niels corre o risco de ver sua vida desmoronar.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=BrLPnilJ-Xk

 

  1. TRANS.GÊNERX

Título original Nobody Passes Perfectly

Ano 2009

Direção Saskisa Bisp

Roteiro Saskisa Bisp

Duração 43 min

Documentário. 12 anos

Tomka está bem no meio de um processo de mudança de gênero. Vive em um relacionamento muito amoroso com sua namorada Lotte. Juntas, elas tentam imaginar o que a transição significará para o relacionamento delas. E acontece uma reviravolta, conhecem Erik, que já foi uma mulher heterossexual, e que finalmente decidiu viver sua vida como homem.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=huHQYUhem_g

 

  1. O IDEALISTA/ THE IDEALIST

Título original IDEALISTEN

Ano 2015

Direção Christina Rosendahl

Roteiro Christina Rosendahl, Birgitte Staermose, Simon Pasternak, Lars K. Andersen

Duração 114 min

Ficção. Livre

21 de janeiro de 1968. Um bombardeiro americano carregando ogivas nucleares cai em gelo polar próximo à base aérea dos EUA em Thule, Groenlândia, território controlado pela Dinamarca. Alguns dias depois, governos responsáveis classificam a queda como acidente nuclear, mas afirmam que a situação está sob controle. Centenas de trabalhadores de Thule ajudam na operação de limpeza, e em oito meses não há mais sinal da aeronave que caiu ou de neve contaminada por plutônio. Dezoito anos depois, o jornalista Poul Brink encontra evidências suspeitas relacionadas ao acidente. Aparentemente, a história completa sobre o desastre está bem protegida sob o gelo e nos arquivos sigilosos dos EUA.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=08rItPDDHYQ

 

  1. BIG TIME/ BIG TIME

Título original Big Time

Ano 2017

Direção Kaspar Astrup Schröder

Roteiro Kaspar Astrup Schröder

Duração 90 min

Documentário. Livre

De acordo com o The Wall Street Journal, “Bjarke Ingels, conhecido como BIG”, rapidamente se tornou uma das maiores estrelas do mundo do design”, e seu nome apareceu recentemente entre as 100 pessoas mais influentes no TIME. O filme é uma visão íntima da vida e da mente inovadora de um gênio e sua luta para manter sua própria personalidade enquanto faz do mundo um lugar melhor para se viver. O documentário segue o arquiteto Bjarke Ingels ao longo de um período de seis anos, enquanto se esforça para completar seus maiores projetos, o arranha-céu de Nova York W57 e o World Trade Center 2.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=VK0mGdMKMW4

 

  1. AFINAL DAS CONTAS/ LONG STORY SHORT

Título original Lang Historie Kort

Ano 2015

Direção May el-Toukhy

Roteiro May el-Toukhy, Maren Louise Käehne

Duração 90. min

Ficção. Livre

O filme conta a história de Ellen e seus amigos, todos com cerca de 40 anos, às voltas com os sabores e dissabores do amor e da redenção romântica. Ao longo de três anos, a vida desse grupo de amigos é contada em oito episódios, cada um uma celebração: Ano-Novo, aniversário, casamento etc. Esses capítulos apresentam pessoas lutando com a ideia de um relacionamento perfeito e reavaliam sua posição sobre o amor verdadeiro. Vencedor do prêmio de melhor roteiro do Bodil Awards e de melhor atriz para Trine Dyrholm no Festival de Berlin e no Robert Festival.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=HXZitaVooLQ

 

  1. OLAFUR ELIASSON ESPAÇO É PROCESSO/ OLAFUR ELIASSON SPACE IS PROCESS

Título original Olafur Eliasson: Space is process

Ano 2009

Direção Jacob Jørgensen / Henrik Lundøe

Roteiro Jacob Jørgensen / Henrik Lundøe

Duração 76 min.

Documentário. Livre

O que é que torna um espaço produtivo? O que torna um desafio? Olafur Eliasson: Espaço é processo, retrata um dos maiores e mais influentes artistas do nosso tempo. O filme acompanha o acadêmico que fala em velocidade e o artista tímido de 2004 a 2009, tentando entender as implicações de Olafur e sua missão: criar instalações que mudem o espaço ao nosso redor e, assim, a mentalidade em nós.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=N2dfGuX69zQ

 

  1. A ESCALA HUMANA/THE HUMAN SCALE

Título original The Human Scale

Ano 2015

Direção Andreas Møl Dalsgaard

Roteiro Andreas Møl Dalsgaard

Duração 86. Min

Documentário. Livre

Jan Gehl, arquiteto e professor dinamarquês, estudou o comportamento humano nas cidades durante 40 anos. Documentou como as cidades modernas repelem a interação humana e ele garante que podemos construir cidades de uma maneira que as necessidades humanas de inclusão e intimidade sejam levadas em conta. A vida nas grandes cidades é atrativa e problemática ao mesmo tempo. Mas por que isso acontece?

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=BxywJRJVzJs

 

  1. MOLA MOLA/ SUNFISH

Título original Klumpfisk

Ano 2014

Direção Søren Balle

Roteiro Søren Balle

Duração 100 min

Ficção. Livre

O pescador Kesse passou por um duro divórcio. Conhece Gerd, uma atraente bióloga marinha dos mares dinamarqueses. Os mundos são completamente diferentes. Lidam com as novas políticas de pesca e da recessão financeira global, os pequenos negócios de pesca estão sucumbindo lentamente à pressão de competir com as grandes empresas de pesca. O que resulta?

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=26F5D3lybpg

 

  1. MINI e MOZZIES (infantil)/ MINI AND THE MOZZIES (infantil

Título original Cykelmyggen og Minibillen

Ano 2014

Direção Jannik Hastrtup, Flemming Quist Møller

Roteiro Jannik Hastrtup, Flemming Quist Møller

Duração 76 min.

Animação

Classificação: + 4 anos

O besouro Mini aparece em um circo de pulgas junto com Egon e Dagmar. Miranda, uma pulga do sexo feminino, intimida MIni e engana ele, atrapalhando-o na dança com Dagmar que acaba caindo e machucando o pé. Envergonhado, Mini foge e encontra um besouro selvagem que lidera uma gangue de ladrões. Um soldado abelha captura Mini, mas ele consegue fugir para encontrar seus amigos e Miranda.