Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
15 · 07 · 2021

Community Architects Symposium

COMMUNITY ARCHITECTS

Um simpósio conectando o Brasil e a Dinamarca no UIA2021RIO

 

Nos dias 16 e 17 de julho, o Instituto Cultural da Dinamarca realiza simpósio e lança plataforma expositiva para potencializar as conexões entre o Brasil e a Dinamarca no campo de urbanismo sustentável, ligando as Capitais Mundiais da Arquitetura Rio de Janeiro (2021) e Copenhague (2023) e os Congressos Mundiais de Arquitetura, UIA 2021 RIO e UIA 2023 CPH.

Entre os temas propostos, destacam-se a relação entre design urbano e sistemas alimentares, entre comunidades locais e os bens comuns e um painel de discussão sobre como experiências que transformaram a cidade de Copenhague podem inspirar iniciativas de desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro.

 

COMUNIDADES E BENS COMUNS

Com o lançamento da plataforma expositiva, o ICD visa atender a necessidade urgente de se pensar num futuro construído de maneira colaborativa, e expor iniciativas locais que promovam inspiração em nível global. A base da plataforma é uma versão digital da exposição Commons & Communities, criada pelo Comitê de Arquitetura da Fundação de Arte Dinamarquesa em 2019. Além de apresentar abordagens dinamarquesas e internacionais de forma simples e clara, em um design pronto para fácil impressão no formato A3, disponibilizado gratuitamente, a exposição atua como uma cenografia inspiradora para trocas, colaborações e cocriações sobre a questão central da exposição: Como manejar e preservar nossos recursos comuns.

 

Será uma exposição acumulativa, uma caravana virtual que acumulará soluções e perspectivas durante dois anos pelos países Brasil, China, Rússia, Turquia, Dinamarca e os países bálticos (Estônia, Letônia, Lituânia) até sua culminação em uma exposição multimídia no 28º Congresso Mundial de Arquitetura, em Copenhague 2023, que incluirá destaques selecionados dos países envolvidos.

 

A plataforma local no Brasil funcionará como piloto, e os demais países lançarão suas edições locais no início de 2022. Cada edição será construída localmente, pois há grandes diferenças no que se pode trabalhar sobre o assunto nestes países tão diferentes. Além de casos existentes, a versão brasileira também incorporará iniciativas em desenvolvimento. O ICD, junto ao urbanista Guto Santos, quem também atua como mediador do simpósio, convidarão profissionais locais de várias disciplinas, entre eles urbanistas, artistas, antropólogos, arquitetos, sociólogos e ativistas – para intercâmbios sobre novas práticas, estratégias, projetos e ferramentas. “A intenção é que essas conexões e trocas de saberes distintos estimulem novas iniciativas socialmente construtivas, e por sua vez, teriam a possibilidade de se tornarem objeto de registro abertamente disponibilizado, ampliando tanto o acervo quanto as possibilidades de mais conexões e propostas”, destaca Guto Santos – o coordenador local no Brasil.

 

Uma primeira fase curatorial está sendo realizada em uma interação, coordenada por Guto Santos, entre universidades, atores locais e o ICD, para definirem os projetos e processos locais a serem apresentados e trabalhados. Uma segunda fase será iniciada em 2023 com a formação de um grupo curatorial, liderado pela direção do UIA 2023 CPH, para seleção de conteúdos locais a serem incluídos na exposição multimídia em Copenhague.

 

VIDA LOCAL RIO

O projeto, que foi iniciado em março de 2020 como parte do programa oficial da UNESCO Rio Capital Mundial da Arquitetura, envolve residentes locais, estudantes de arquitetura, ONGs e instituições, em processos participativos de design urbano no bairro de Rio Comprido na vulnerável Zona Norte do Rio de Janeiro. O especialista dinamarquês Jesper Koefoed-Melson apresenta o projeto, a metodologia por trás, e as atividades planejadas para 2022.

 

FOODSCAPES

Como o espaço urbano afeta o que comemos, e vice-versa? A metodologia Foodscapes da Gehl Architects, empresa dinamarquesa de arquitetura mundialmente reconhecida, explora a relação entre design urbano e sistemas alimentares, de forma prática e analítica. Sophia Schuff, gerente do projeto na Gehl, apresenta o conceito e as experiências das intervenções em Londres, Copenhague e Bogotá, mirando em atividades planejadas no Brasil para 2022.

 

CAPITAL MUNDIAL DE ARQUITETURA

Vamos nos aprofundar na nomeação de Capital Mundial de Arquitetura, dada pela UNESCO pela primeira vez ao Rio de Janeiro, e considerá-la não como um evento, mas como o início de um processo rumo a uma próxima etapa Copenhague, e além.

 

BY & HAVN (“Cidade e Porto” em dinamarquês)

A By & Havn é uma empresa de desenvolvimento e manutenção urbana, responsabilizada pela criação de distritos urbanos em Copenhague, por exemplo, os bairros de Ørestad e Nordhavn. As receitas das atividades são canalizadas para bens comuns, como financiamento de grandes projetos de infraestrutura – incluindo o metrô, bem como espaços urbanos, cais, portos, parques e iniciativas nos novos distritos urbanos.

 

DO BAIRRO DA CENTRAL A UMA NOVA LINHA DE METRÔ

Será que a criação de um novo bairro em cima dos trilhos ao lado do Central do Brasil, além de fechar um buraco urbano no Centro da cidade, podia gerar recursos para a construção de uma linha de metrô conectando o Centro com o Aeroporto de Galeão? Essa é a pergunta central que conectam as apresentações e a mesa de debate do segundo dia do simpósio. Veja abaixo.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Mediador ambos os dias: Guto Santos

 

DIA 16 DE JULHO

Horário: 9H

Abertura e Introdução – Por Anders Hentze, Diretor do Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil, e Guto Santos, Arquiteto (10 min)

 

Horário: 9H15

Vida Local Rio – Criando comunidades de bem-estar (Liveable Communities) por meio de envolvimento dos cidadãos, cultura e capacitação – por Jesper Koefoed-Melson – Dinamarca (20 min)

 

Horário: 9H35

Comunidades e os Bens Comuns – Lançamento da plataforma expositiva e acumulativa online:

  • A plataforma – Conectando o UIA2021RIO ao UIA2023CPH e além – por Anders Hentze (10 min)
  • A exposição – Seu próprio tema e a ancoragem em um contexto dinamarquês – por Ellen Braae, Professora de Teoria e Método da Arquitetura Paisagista da Universidade de Copenhague e Presidente do Comitê de Arquitetura da Fundação das Artes Dinamarquês, Dinamarca (20 min)
  • Conteúdo brasileiro – Foco e parcerias locais – por Guto Santos, Coordenador Local do Projeto – Brasil (10 min)

Horário: 10H20

Colocando Foodscapes Saudáveis na Pauta – uma prática que explora a relação entre design urbano e sistemas alimentares – por Sophia Schuff, Gerente de Projeto da Gehl Architects – Dinamarca/EUA (30 min)

 

Horário: 10H55

Debate com o público (30 min)

 

Horário: 11H30

Encerramento

 

DIA 17 DE JULHO

Horário: 9H

Abertura – por Anders Hentze e Guto Santos (5 min)

 

Horário: 9H05

Capital Mundial de Arquitetura – A formação de uma rede global de cidades – por Paulo Protásio (20 min)

 

Horário: 9H25

By & Havn – Um modelo de financiamento de desenvolvimento urbano a partir do caso “Como a criação dos bairros Ørestad e Nordhavn financiou o Metrô de Copenhague” – por Rita Justensen, Diretora de Planejamento e Sustentabilidade da By & Havn – Dinamarca (20 min)

 

Horário: 9H50

O Bairro do Central – Um novo bairro acima dos trilhos cobertos do Central do Brasil, visto em uma perspectiva global – por Søren Hansen, Chefe de Desenvolvimento de Urbanismo na Henning Larsen/Rambøll – Dinamarca (30 min)

 

Horário:10H20

Uma Nova Linha de Metrô no Rio de Janeiro – Onde, como, por quê? – por Carlos Murdoch, Arquiteto e Urbanista, Professor e Coordenador do Programa de Arquitetura na Universidade Veiga de Almeida (RJ) – Brasil (20 min)

 

Horário: 10H55

Foco Financeiro – Painel de discussão sobre como as experiências de Copenhague podem inspirar iniciativas e desenvolvimentos no Rio de Janeiro, como, por exemplo, uma nova linha de metrô ligando o centro da cidade ao Aeroporto Internacional do Galeão – participação do Secretário de Planejamento Urbano, Washington Fajardo; Presidente do CAU RJ, Pablo Benetti; Consultor, Paulo Protásio; Chefe do Departamento de Ativos Imobiliários Públicos do BNDES, Osmar Lima; Graduanda em Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ), Melissa Martins Alves, e mais participantes a serem confirmados (75 min)

 

Horário: 12H15

Debate com o público (45 min)

 

Horário: 13H

Encerramento

 

BIOGRAFIAS DOS PARTICIPANTES BRASILEIROS E DINAMARQUESES

 

Guto Santos – Arquiteto e urbanista (FAU-UFRJ), pós-graduação pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona, mestrado em arquitetura paisagística (PROURB-UFRJ). Tem atuado bastante em processos participativos de ativismo urbano, como o coletivo Baixo Rio que criou em 2017. Foi coordenador de projetos de engenharia e arquitetura e superintendente na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras do Governo do RJ, e hoje está à frente da coordenação geral do congresso UIA2021RIO. É parceiro no projeto Vida Local Rio, e Coordenador Local do projeto Comunidades & Bens Comuns, ambos idealizados e realizados pelo ICD.

 

Paulo Protásio – Consultor e empresário formado em Direito com extensão em Administração de Empresas e Marketing. Fundou e preside a Câmara Empresarial Rio, uma das iniciadoras da Coalizão Rio. Atualmente Presidente do Conselho CODEMEC e membro  do Conselho Superior  da FUNCEX.   Serviu como presidente de uma longa lista de organizações importantes no Rio de Janeiro, inclusive três mandatos na presidência da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Promotor da Rio 92 e de várias iniciativas voltadas ao setor internacional de desenvolvimento sustentável. No momento coopera com o Governo do Rio de Janeiro na realização do Bicentenário da Independência do Brasil e na comemoração da RIO+30.

 

Carlos Murdoch – Arquiteto e Urbanista (FAU-UFRJ), Mestrado em Sustentabilidade (PROARQ). Coordenador da graduação de Arquitetura e da pós-graduação em Cidades Sustentáveis na Universidade Veiga Almeida (UVA). Coordenador do grupo de pesquisa urbana LabStrategy (Universidade Mackenzie, São Paulo). Atua na área de sustentabilidade e na elaboração de cenários urbanos futuros, inclusive como palestrante por todo o Brasil. Professor convidado da Fundação Getúlio Vargas e do Instituto de Economia da UFRJ. Diretor do escritório Murdoch+ Arquitetos Associados, onde desenvolve projetos e obras, além de consultorias em eficiência energética e sustentabilidade até o planejamento de cidades.

 

Ellen Braae – Arquiteta, Professora de Teoria e Método da Arquitetura Paisagista na Universidade de Copenhagen. Presidente do Comitê de Arquitetura da Fundação de Arte Dinamarquesa. Chefe do grupo de pesquisa ‘Arquitetura Paisagista e Urbanismo’. Sua pesquisa atual enfoca “paisagens de bem-estar” e o papel do espaço público.

 

Jesper Koefoed-Melson – fundador e CEO da Vida Local ApS. Possui mestrado em Pedagogia e Design de Performance pela Universidade de Roskilde (2008) e diploma em Arte e Gestão Cultural pelo Performing Arts Development Center (2011). Cofundador e sócio da GivRum, especialista em processos co-criativos de desenho urbano voltados para o usuário. Ampla experiência nacional e internacional com projetos de desenvolvimento urbano democrático para municípios, fundações, incorporadores, organizações de interesse e estados, incluindo desenvolvimento de negócios em centros de cidades, capacitação em áreas habitacionais vulneráveis, economia social e patrimônio cultural, estratégias de assentamento em áreas rurais, mobilidade social e empreendedorismo.

 

Rita Justesen – Arquiteta e Urban Designer (Royal Danish School of Architecture, 1985). Chefe de Planejamento e Sustentabilidade, By & Havn (2013-); Chefe de Planejamento Urbano, By & Havn (2007-2013); Consultora Chefe do Centro de Desenho Urbano, Município de Copenhague (2006-2007); Arquiteta, Centro de Desenho Urbano, Município de Copenhague (1987-2006); Arquiteta, Administração Técnica, Município de Korsør (1986-1987); Membro do Conselho de Representantes, The Danish Town Planning Institute (2011-); Membro do Conselho de Administração, By & Havn (2007-2009)

 

Sophia Schuff – Gerente de Projetos, Gehl Innovation. Como gerente de projetos, Sophia traz insights de pesquisas em ciências sociais, ciências da sustentabilidade e complexidades socioculturais em todos os aspectos de seu trabalho. Ela tem formação em antropologia, desenvolvimento social e ciência da sustentabilidade, e é professora universitária em Copenhagen, frequentemente dando palestras pela Escandinávia. Ela é a gerente do Programa Gehl Foodscape, onde explora como podemos criar espaços urbanos que conduzam a hábitos alimentares saudáveis. Como uma das forças motrizes por trás do desenvolvimento dos métodos pioneiros de Gehl no campo, ela colabora com EAT, C40, FAO, Novo Nordisk e a cidade de Copenhagen para integrar as pesquisas mais recentes em design urbano sustentável.

 

Søren Hansen – M.Sc. Mestre em Engenharia pela Universidade Técnica da Dinamarca, com especialização em Planejamento Urbano e Transporte, com mais de 30 anos de experiência em planejamento urbano acompanhando as implicações da globalização, as novas tecnologias e os novos quadros e demandas demográficas. Søren desenvolveu os Conceitos de Liveable Cities de Ramboll, que foram testados em projetos de desenvolvimento urbano em todo o mundo. Vencedor de vários primeiros prêmios em competições de arquitetos nacionais e internacionais.

 

Anders Hentze – Country Manager do Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil desde maio de 2020, anteriormente Diretor Interino, Diretor Adjunto e Consultor Sênior. Formado na The New School for Social Research, Nova York 1997 (Fulbright Scholar), e no Conservatório RMC, Copenhagen 1992. Residente no Brasil desde 2012. Curador e gerente de projeto do programa cultural no pavilhão dinamarquês durante as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Estudos de gestão e comunicação na Copenhagen Business School 2017 e 2019. Anders tem ampla experiência com intercâmbio cultural dinamarquês-brasileiro, tanto em nível institucional, quanto com a prática de produção no Brasil.

Participe pelo canal Youtube do Instituto Cultural da Dinamarca através dos links:

 

Dia 16.7. dás 9h às 11h30   

Community Architects – Dia 1 – Português

Community Architects – Day 1 – English

Community Architects – Día 1 – Español

 

Dia 17.7. dás 9h às 13h                             

Community Architects – Dia 2 – Português

Community Architects – Day 2 – English

Community Architects – Día 2 – Español

 

Ou participe pelo site do UIA 2021 RIO: www.uia2021rio.archi/registro , e ganhe acesso a todo conteúdo do congresso.

 

Assessoria de Imprensa: Binômio Comunicação

Atendimento: Marcelo Gusmão
Contatos: (21) 96020-7349 e marcelo@binomiocomunicacao.com