Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
27 · 10 · 2021

Comunidades & Bens Comuns

Como as comunidades podem gerenciar e conservar nossos recursos comuns? E como a arte, a arquitetura e o design podem ajudar a fortalecer nossas comunidades para enfrentar os desafios que nossa sociedade enfrenta hoje?

 

 

Estas são algumas das questões para as quais procuramos respostas com a plataforma on-line Commons & Communities. Aqui, nela, artistas, arquitetos, sociólogos, planejadores urbanos, teóricos e profissionais de diferentes disciplinas exploram novos projetos, estratégias e ferramentas para compreender, utilizar e preservar os bens comuns – valores, lugares e espaços que compartilhamos.

 

 

O projeto é baseado em uma importante iniciativa dinamarquesa e, especificamente, em uma exposição desenvolvida pelo Comitê de Arquitetura da Fundação de Arte Dinamarquesa 2018-2021. A plataforma funcionará, ao longo de dois anos, em sete países onde o Instituto Cultural da Dinamarca está presente: Brasil, China, Rússia, Turquia, Países Bálticos (Estônia, Letônia, Lituânia), além da própria Dinamarca.

 

Com a exposição física como um catalisador, as discussões, trocas e colaborações sobre os temas são iniciadas localmente, tendo, também, na versão local da exposição, exemplos de soluções existentes e processos abertos. Esse processo acumulativo culminará em uma exposição no Congresso Mundial de Arquitetos UIA em julho de 2023 em Copenhague – a capital da Dinamarca será a segunda Capital Mundial da Arquitetura da UNESCO/UIA, seguindo o Rio de Janeiro, que teve a honra de ser a primeira.

 

A versão brasileira da plataforma foi lançada em julho de 2021 durante o Congresso Mundial de Arquitetos UIA no Rio de Janeiro, e as primeiras atividades do projeto local começaram em setembro de 2021. As outras edições locais, que acontecerão na China, Rússia, Turquia, Estônia, Letônia, Lituânia e Dinamarca serão lançadas em janeiro de 2022.

 

Comunidade e falta de recursos

Encontrar respostas para a questão de como devemos gerenciar e preservar nossos recursos comuns está se tornando cada vez mais urgente. Mudanças climáticas, pandemias, crescimento populacional e mudanças nas estruturas econômicas mudam não apenas nossos recursos comuns, mas também as premissas sobre as quais nossa sociedade é construída.

 

Todos os dias compartilhamos recursos: compartilhamos recursos naturais, como o ar que respiramos e a água que bebemos. E como residentes de cidades, sejam elas grandes ou pequenas, compartilhamos espaços abertos, arquitetura, parques, praças e ruas. Todos esses recursos constituem “bens comuns” e são compartilhados pelas comunidades.

 

No entanto, os recursos comuns podem ser destruídos, mal utilizados ou usados em excesso se deixarmos de desenvolvê-los e preservá-los para o futuro. E eles nos confrontam com uma pergunta difícil: quem tem acesso aos nossos recursos “comuns” – eles são realmente um bem comum do qual todos podem desfrutar compartilhar?

 

Essa pergunta vincula estreitamente o projeto ao tema do congresso UIA 2023 CPH: Futuros Sustentáveis – Não Deixe Ninguém Para Trás.

 

 

Também há coisas que temos em comum que não são destruídas nem desaparecem conforme a usamos. Ao serem compartilhadas, na verdade elas crescem. É sobre arte e cultura. Igual ao conhecimento, a arte e a cultura não são exclusivas, a menos que assim o façamos. Pelo contrário: a arte e o conhecimento florescem quanto mais os compartilhamos entre nós e nos esforçamos para torná-los inclusivos.

 

Portanto, novas ideias sobre como podemos viver juntos e interagir em comunidades devem ser desenvolvidas – por meio da arte, arquitetura e design. Essas novas ideias podem, deste modo, mostrar o caminho para transformações positivas das condições políticas, econômicas e culturais.

 

 

A Comunidade & Bens Comuns foi criada para ser compartilhada e desenvolvida em colaboração com a comunidade, como um bem comum por si só. A exposição física foi projetada para ser impressa em impressora A3 e pode ser baixada do site do projeto. Com a plataforma on-line, o Instituto Cultural da Dinamarca está aumentando a interatividade, como, por exemplo, no fato de que o público pode comentar sobre os projetos – que agora também podem incluir vídeos nas páginas locais – e os parceiros locais podem colaborar e trocar ideias no Fórum de Projetos local.

 

Perspectivas locais e globais

Com base nas raízes profundas do Instituto Cultural da Dinamarca e em grandes redes nos países mencionados anteriormente, cada edição do Commons & Communities será criada em colaboração com parceiros locais, no idioma local, e terá como foco o que é mais relevante no país. Uma exceção, no entanto, é que a versão dinamarquesa será em inglês, permitindo, também, que o público internacional de língua inglesa possa experienciar e acompanhar o projeto.

 

A intenção é que a plataforma fortaleça o envolvimento da comunidade local na transformação para um mundo sustentável e crie consciência de iniciativas locais a serem usadas para inspiração mútua em nível global.

 

O projeto tem apoio da Fundação de Artes da Dinamarca.

 

Siga-nos no Comunidades & Bens Comuns.