Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
31 · 10 · 2020

Cozinha da Malou

A menina Malou, de 6 anos, e sua mãe Betina comandam o programa no YouTube com foco em hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis.

 

As duas preparam suas receitas favoritas na cozinha de casa e compartilham brincadeiras sensoriais que podem ser utilizadas na vida cotidiana das famílias.

VAMOS COZINHAR JUNTOS?

 

O meio mais eficaz de trabalhar os hábitos alimentares de uma criança é através de sua participação na cozinha. Com a proposta de motivar crianças e adultos a se divertirem juntos enquanto preparam alimentos saudáveis, já está no canal do Instituto Cultural da Dinamarca no YouTube, os oito primeiros episódios da série COZINHA DA MALOU.

Gravado pelo pai na casa onde a família mora, em Santa Teresa (RJ), mãe e filha prepararam receitas com orgânicos adquiridos junto a produtores locais ou utilizando produtos colhidos no próprio quintal onde tem um galinheiro. Além das receitas, as duas se divertem com as brincadeiras sensoriais do ato de comer e abordam assuntos como a importância do desperdício zero e uso de PANCS – plantas alimentícias não convencionais.

De onde vem o que eu como? Por que devemos comer mais vegetais? Por que produtos orgânicos são mais saudáveis?

 

Nesse pouco tempo de vida, Malou tem aprendido as respostas de maneira natural e através do fazer desenvolveu habilidades na cozinha. Quando começou a mexer com a colher de pau sua mãe achou que era a hora de se divertirem juntas. Hoje, aos seis anos, já sabe ralar, descascar, misturar ingredientes para um bolo, juntar massa com as mãos para o pão, fritar ovo, montar salada, pôr e limpar a mesa mas sempre com alguém por perto auxiliando.

Gosto de aprender e também comer coisas novas feitas por mim, explica Malou.

Nascida na Dinamarca e morando no Brasil há 11 anos, Betina acumulou experiência ao trabalhar com cultura alimentar através de projetos sociais que utilizam a comida como meio. Formada em nutrição com foco em prevenção de saúde, vem educando Malou com hábitos alimentares saudáveis e prazerosos. “Quanto mais cedo passarmos conhecimento na cozinha, mais autoconfiança as crianças adquirem para a vida”, reforça a nutricionista dinamarquesa, que passou a dar aulas de culinárias para criança logo após o nascimento de sua filha.

Habilidades propostas para crianças com até 8 anos de idade:

Lavar legumes e frutas; quebrar ovos; descascar e ralar; sorver massa para o pão;  amassar com garfo uma banana; cortar com faca não afiada coisas mais moles tipo tomate e melão; medir ingredientes em copo e colher e misturar ingredientes para bolo. Além de pôr e depois limpar a mesa.

 

As receitas práticas de alguns episódios: suco verde, pão de cenoura, ketchup caseiro, barra de cereal, minipizza, omelete, e a preferida da Malou: Pizza caseira integral com pesto feito de ramo de cenoura.

 

Vem sendo muito gostoso para nós e queremos compartilhar as nossas experiências com outras famílias, reforçam as duas ao mesmo tempo.