Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
26 · 07 · 2016

“CulturalBridges2016” no pavilhão Coração da Dinamarca

Na Dinamarca temos uma tradição forte de levar a cultura conosco quando viajamos ao exterior para criar novas relações. Isto também será o caso durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em agosto de 2016. No contexto dos Jogos, o Painel Internacional de Cultura elaborou a aposta cultural CulturalBridges2016 junto com a Agência de Castelos e Cultura, o Instituto Cultural da Dinamarca, o Centro Dinamarquês de Arquitetura, o Ministério das Relações Exteriores, o VisitDenmark e a União de Ciclistas.

 

CulturalBridges2016 é um projeto versátil que tem como objetivo informar sobre a cultura dinamarquesa durante o evento mundial RIO2016, e, ao mesmo tempo, fortalecer o intercâmbio cultural entre a Dinamarca e o Brasil.

 

A cenário de CulturalBridges2016 não podia ser mais belo. Uma grande parte do projeto será apresentado no pavilhão dinamarquês, Heart of Denmark, o qual foi desenhado pelos arquitetos reconhecidos da empresa Henning Larsen Architects. O pavilhão foi elaborado principalmente por VisitDenmark e será cercado por palmeiras, o sol e o som do mar na praia famosa de Ipanema.

 

A aposta cultural tem como base a tradição forte dinamarquesa de dar à cultura um papel essencial na nossa sociedade, a qual tem fama pelo design, pela sustentabilidade e pelo estilo de vida. Esta combinação cultural dinamarquesa e brasileira criará uma ponte através das fronteiras por meio de interação mútua.

 

CulturalBridges2016 abraça a paixão brasileira pela música e a utiliza como língua universal na comunicação cultural. Então, os dinamarqueses, os brasileiros e todos que se aproximarem poderão desfrutar o som dos DJs e produtores dinamarqueses acompanhando o esplêndido pôr do sol sobre a praia dourada e beleza do mar de Ipanema. O som eletrônico é a parte central do projeto CulturalBridges2016, que terá sunset session parties entre às 17 e 19 horas, todos os 20 dias que o pavilhão estará aberto. Além disso, CulturalBridges2016 oferecerá uma grande diversidade de shows e concertos com músicos reconhecidos dinamarqueses, todas as sextas e os sábados à noite. Por exemplo, o músico de jazz Jakob Bro, o duo de música folclórica e clássica Wenzell & Bugge, e o grupo de música pop Panamah, que em 2010 se manifestou na cena musical na Dinamarca com a música “Ikke for sent” (Não é tarde demais), e em 2013 foi o primeiro grupo a ter uma música em dinamarquês tocada no rádio brasileiro.

 

E finalmente, o que poderia ser mais dinamarquês que a cultura de ciclismo? Na sequência do foco no ciclismo que terá no pavilhão, o Instituto Cultural da Dinamarca e a União de Ciclistas apresentarão “O modo dinamarquês de viver” através da atividade “Brincando com Bicicletas” na Praça Tiradentes no centro do Rio de Janeiro dia 12 de agosto, onde crianças a partir de 2 anos de idade poderão experimentar a alegria dinamarquesa relacionada ao ciclismo através de brincadeiras. Além disso, o Instituto Cultural da Dinamarca e o Centro Carioca de Design (CCD) oferecerão as exibições “Architechture with People” (Arquitetura com Pessoas) e “Copenhagen Solutions” (Soluções de Copenhague), ambos os quais mostram soluções dinamarquesas para os desafios futuros nas áreas de sustentabilidade, desenvolvimento urbano e transporte. Estes temas também serão tratados dia 13 de agosto no seminário “Copenhagen x Rio de Janeiro – A dialogue between 02 cities on a move” (Copenhague x Rio de Janeiro – Um diálogo entre duas cidades em movimento) no CCD, onde participarão políticos dinamarqueses , brasileiros e especialistas nas referidas áreas.

 

O Painel Internacional de Cultura, todos os parceiros e os patrocinadores esperam que dinamarqueses, brasileiros e turistas vindos do mundo todo poderão passar para visitar este evento cultural fantástico. No CulturalBridges2016, os visitantes poderão deixar uma recado na nossa parede interativa “Together Wall”, que será exibida permanentemente no pavilhão dinamarquês, e que terá como objetivo mostrar para o mundo todo “o que podemos fazer juntos”. A parede representará os sete temas do pavilhão: “Vivam juntos, comutem juntos, comam juntos, brinquem juntos, inovem juntos, façam design juntos e reutilizem juntos”.

 

Estamos ansiosos para recebê-los no pavilhão!