Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
09 · 08 · 2016

CulturalBridges2016: Tomas Barfod

Tomas Barfod foi exposto pela primeira vez para a atração indefinível da cena da música eletrônica, não por boates (que vieram depois), mas por um filme há muito tempo esquecido, que caracteriza uma parte situada numa boate. “Acho que foi depois que eu assisti um filme ruim sobre raves na década de 1980, que fiquei fascinado por tudo isso”, ele riu. “Eu achei tudo muito emocionante e assustador ao mesmo tempo, e realmente fiquei curioso com todo o cenário, desde então. Em seguida, eu comeci a escutar esse tipo de música e então comprei meu próprio equipamento para fazê-la.”Influências musicais iniciais foram Goldie, Massive Attack, Portishead, assim como Goa Trance e Techno, até eu entrar na música House e Disco”. Estas influências iniciais, posteriormente, se manifestaram nos sucessos de Acid Disco criados sobre o nome artístico Tomboy, e lançados através do selo Gomma e também nas músicas do estilo Ambient Techno que Tomas sol-
tou via o selo Kompakt.

No verão de 2012, o polímata dinamarquês Tomas Barfod lançou seu primeiro álbum solo, o universo sofisticado de eletrônicos intitulado “Salton Sea”. Elogiado pelos sites formadores de trends Pitchfork, Dazed & Confused e Gorilla vs Bear, seu sucesso pegou Barfod um pouco de surpresa. O álbum foi inspirado pela sua mudança para Los Angeles, e as músicas foram principalmente compostas e gravadas na estrada, em turnê, muitas vezes em quartos de hotel, no seu laptop. Isso deu ao álbum um clima imbuído de um sentimento de espontaneidade e experimentação. Seu sucesso abriu o caminho para o próximo seguimento, Love Me, um álbum que continua neste espírito aventureiro, levando-o a um nível totalmente diferente.

Suas habilidades como DJ levou o Tomas ao redor do mundo, onde ele tem se apresentado em locais lendários como Fabric (Londres), Panorama Bar (Berlim), Bar 25 (Berlim), Goa (Roma),Clube Social (Paris), Echoplex (LA ). Mais recente adição é o seu show ao vivo com uma banda de 3 peças, incluindo a cantora Nina K. Durante os últimos anos Tomas tem dividido seu tempo entre Los Angeles e Copenhague. Em Los Angeles, ele trabalha como produtor musical e tem faixas em vários álbuns internacionais.

 

Prêmios:

Two Danish Music Awards (Danish Grammy)

Best Producer, Filur (2001)

Best Dance Album, Filur (2003)

Third Prize in The Danish Broadcasting Cooperation Award Show, P3 Guld (2001)

4 x Platinum Record, Japan (2001) – For production of Ken Heirei (Life is, 1 million sold RIAJ certification) .

8 Danish DJ Awards won, 13 nominations in total.

 

Links:

http://tomasbarfod.com/

live show https://www.youtube.com/watch?v=ptd_qOyjwG8

live show https://www.youtube.com/watch?v=6ZhzNQG-Sa4

live dj mix (get physical) https://www.youtube.com/watch?v=LuIk3PQe8K8

dj mix I-D https://soundcloud.com/i-d-online-1/i-dj-tomas-barford

dj mix thump https://thump.vice.com/en_uk/track/mixed-by-tomas-barfod

dj mix XLR8R http://www.xlr8r.com/podcasts/2012/04/tomas-barfod/

álbum https://tomasbarfod.bandcamp.com/album/glory

review http://pitchfork.com/reviews/albums/19432-tomas-barfod-love-me/

Selos:

Friends of Friends, Secretly Canadian, Gomma, Kompakt

Datas:

Apresentações no Rio de Janeiro dias 15 de agosto até 21 de agosto.

Disponível para turnê até dia 28 de agosto.

Pioneer DJ-equipment:

1 x DJM 900 (nexus) inputs for connecting stereo phono in mixer

3 x CDJ2000 (linked)