Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
05 · 08 · 2016

CulturalBridges2016: Daniel Jobim e Jakob Bro

Daniel Jobim, pianista, compositor e cantor, carrega o peso do nome que colocou o Brasil definitivamente no mapa da música mundial. Daniel é neto de Tom, o maestro soberano dos brasileiros, criador único do universo musical do Brasil, autor de canções eternas e o grande propulsor da revolução musical da bossa nova.

 

Daniel é o legitimo herdeiro da sofisticação e sensibilidade musical de Tom. A genética quis que, além do talento para o piano, Daniel tivesse o mesmo timbre e amplitude vocal do maestro, o que gera para os espectadores de seus shows a sensação de estar ouvindo o próprio Tom a cantar e tocar, mas com alguns elementos diferentes, construindo com sua própria musicalidade, arranjos e versões que exaltam a sublime qualidade musical da bossa nova.

 

Uma parte do resultado do encontro entre Jobim & Bro em junho 2016

 

Jakob Bro, guitarrista e compositor dinamarquês, é um expoente do jazz escandinavo, passeando por diversos estilos no jazz e tendo uma carreira prolífica, repleta de colaborações com grandes nomes do gênero. Em sua bem-sucedida carreira internacional, Jakob lançou em total 12 álbuns como líder de grupos incluindo alguns dos maiores nomes do jazz como Lee Konitz, Bill Frisell, Paul Motian, Kenny Wheeler, Paul Bley, Chris Cheek, Thomas Morgan, Ben Street, Mark Turner, Kurt Rosenwinkel, Andrew D’Angelo, Chris Speed, George Garzone e mais. Dentro de sua rica bagagem musical, Jakob revela o seu desejo antigo de explorar o repertório de um dos ícones da música brasileira.

 

A música de Tom Jobim teve um impacto significante no meu jeito de tocar e compor música. Estudei as composições de Jobim durante várias fases da minha vida, como também estudei as obras de vários compositores americanos e européus, no meu processo de achar a minha própria voz musical.

Meu jeito de fazer isso nunca era tentar tocar como um guitarrista brasileiro, mas de utilizar a música de Tom Jobim como um veículo para levar o meu som para um lugar diferente.
Jakob Bro

O encontro entre esses dois artistas traz um novo olhar sobre a bossa nova, uma criação musical espontânea que ao mesmo tempo em que reverencia e interpreta as melodias e formas originais do cancioneiro de Tom Jobim, desperta o espectador para os caminhos que o improviso traz, evidenciando a próxima relação da bossa nova com o jazz.

 

Uma parte do resultado do encontro entre Jobim & Bro em junho 2016

 

O duo vai se apresentar no dia 6 de agosto, às 20h00 no pavilhão Coração da Dinamarca em Ipanema, posto 10

O par musical faz parte de um projeto do Instituto Cultural da Dinamarca e o produtor Maurício Pacheco, chamado Pontes Musicais. Leia mais aqui:

Pontes Musicais

 

O show do Jobim & Bro faz parte da programação CulturalBridges2016 – uma parte do pavilhão dinamarquês, Coração da Dinamarca.