Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
03 · 03 · 2022

DrawWithDenmark 2022

DrawWithDenmark: CONFIANÇA

 

Campanha Internacional de Desenho de março de 2022, promovida pela Cidade Criativa da UNESCO de Viborg

 

O desenho é fundamental para o ser humano, independentemente de sua origem. Os primeiros vestígios de nossa espécie são desenhos em cavernas, e todos desenhamos antes de falar.

 

Em Viborg, temos um reduto especial e de longa data no desenho, na animação, na cultura infantil e na criatividade. Conhecemos e reconhecemos o valor do desenho de crianças, jovens e adultos – seja se você desenha para si mesmo, para outra pessoa ou profissionalmente.

 

Infelizmente, a maioria das crianças dinamarquesas e de todo o mundo param de desenhar por volta dos dez anos de idade.

 

Isso é um problema porque perdemos uma força criativa. Na Cidade Criativa da UNESCO de Viborg, gostaríamos de ajudar a mudar isso com nossa campanha anual de desenho para crianças e jovens na Dinamarca e pelo todo o mundo.

 

A ambição da campanha de desenho é fortalecer a compreensão do valor e significado do desenho e da criatividade para o desenvolvimento de crianças e jovens. Sinceramente desejamos ajudar crianças e jovens a manter a fé em suas habilidades de desenho e criar amizades de desenho em seu próprio país e pelo mundo por meio de nossa rede internacional da UNESCO.

 

O contexto

 

 A confiança de Viborg no poder do desenho e a ideia de uma campanha anual de desenho nacional e internacional recebeu um impulso significativo local, nacional e internacional com nossa campanha DrawWithDenmark em 2021.

 

Em conexão com um grande evento de caridade dinamarquês em 2021 e junto com Viborg e Dinamarca, milhares de crianças e jovens em 33 países ao redor do mundo desenharam ESPERANÇA para – e com – crianças e jovens na pandemia da COVID-19. A campanha posteriormente ganhou prêmios internacionais de campanha e comunicação nos EUA e na Europa, e desenhos selecionados foram exibidos na Galeria Nacional em Copenhague e em bienais em países como Reino Unido e China, entre outros.

 

Viborg tem uma forte rede local criativa e de desenho, com mais de 30 anos de trajetória. A base desta rede é o The Animation Workshop, uma das melhores escolas de animação do mundo. Além dela, há o polo criativo ligado à escola, a Escola de Cultura do Município de Viborg, a visão do Município de Viborg sobre as crianças e o foco na cultura e criatividade e, por último – mas não menos importante – nosso status de Cidade Criativa da UNESCO.

 

Campanha de 2022 – DrawWithDenmark CONFIANÇA

 

A campanha de desenho estará aberta para submissão de desenhos a partir de 1 de março e vai até 1 de abril. O tema de 2022 é CONFIANÇA.

 

Confiança é sentir segurança, amizade, amor e sentimentos em relações. É sobre relacionamentos com outros seres, com sistemas, crenças, tecnologia, ciência, o universo, a natureza e você mesmo.

 

Confiança é o que envia esperança em aventuras onde ousamos deixar rastros. A confiança dá coragem para sonhar e agir. A confiança deve ser sentida – e sentida bem. A confiança surge em situações em que vemos os outros e nos sentimos vistos. Os seres humanos, assim como outros seres, evoluem através de relacionamentos de confiança. A confiança nos dá a coragem de sermos nós mesmos e sermos algo para os outros. Se você for recebido com confiança, desejará devolver a confiança. Confiança significa confiança. A confiança é um pilar fundamental da sociedade.

 

14 desafios de desenho

 

Sob o tema CONFIANÇA, criamos 14 desafios como inspiração para as crianças e jovens participantes da campanha de desenho:

 

  1. CONFIANÇA – SÍMBOLO: Desenhe um símbolo de confiança. O que é confiança para você? Que cor, forma, figura?
  2. CONFIANÇA – SITUAÇÃO: Desenhe uma situação em que você espera ser recebido com confiança.
  3. CONFIANÇA – DESCONFIANÇA: Faça um desenho dividido em duas partes onde um é um mundo cheio de confiança e o outro um mundo sem confiança.
  4. CONFIANÇA – CARTÃO POSTAL: Desenhe um cartão postal ou faça um arquivo gif animado para alguém que você gostaria de agradecer por sua confiança em você.
  5. CONFIANÇA – LUGAR: Desenhe o lugar onde você se sente mais seguro e confiante.
  6. CONFIANÇA – SALA DE AULA: Como é uma sala de aula cheia de confiança?
  7. CONFIANÇA – CORAGEM: A confiança cria coragem. Desenhe uma situação em que você precisa de coragem.
  8. CONFIANÇA – AMIGOS: Desenhe alguns amigos com confiança uns nos outros e que seguram as mãos uns dos outros, e entre eles algo pode crescer.
  9. CONFIANÇA – ANIMAIS. Desenhe um animal com confiança.
  10. CONFIANÇA – RASTROS: Faça um desenho que mostre quais rastros deixam confiança.
  11. CONFIANÇA – AMIZADE: Desenhe o que amizade e confiança significam para você.
  12. CONFIANÇA – EXPLOSÃO. Desenhe uma explosão de confiança!
  13. CONFIANÇA – BEM-VINDOS. Desenhe uma recepção confiável para estranhos. Por exemplo, pessoas de outros países, alienígenas ou outras criaturas, cidades, recém-chegados à sua sala de aula, etc.
  14. CONFIANÇA – IMAGINAÇÃO. Desenhe confiança como você imagina.

 

 

Esperamos que esses desafios inspirem crianças e jovens a desenhar, pintar, etc, individualmente ou em grupo, e cada um deles será apresentado nas redes sociais em março. A campanha é direcionada, assim, a pessoas, jardins de infância, escolas, escolas de cultura e artes, etc.

 

Informações sobre a campanha e seus detalhes estarão disponíveis aqui, no site da Cidade Criativa da UNESCO de Viborg: https://unesco.viborg.dk/in-english/  e Facebook: https://www.facebook.com/creativecityviborg

 

Os desenhos podem ser enviados para a Cidade Criativa da UNESCO de Viborg por e-mail para creativecityviborg@viborg.dk ou por upload digital: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=_nRFAvNk5k2S6f4kPe0Qhv1Sj8n79KhHmCe1eC1yNCFUOU05MjZGSTFCWllROFpETzM4QjI0TDdPNS4u

 

Além disso, você é muito bem-vindo para compartilhar os desenhos nas mídias sociais com a hashtag #DrawWithDenmark.

 

Assim como em nossa campanha de 2021, trabalharemos com vários formatos empolgantes de exibição – incluindo, é claro, artes midiáticas – localmente em Viborg, na Dinamarca e, esperamos, em todo o mundo. Além disso, como foi o caso em 2021, incentivamos os participantes de todo o mundo a fazer eventos locais, exposições etc.

 

Uma Nova Pedagogia

 

Em conexão com a campanha de desenho nos próximos anos, nosso plano é desenvolver uma pedagogia #DrawWithDenmark distinta que:

 

– Fortalece a imaginação geral de crianças e jovens e ajuda a torná-los cidadãos globais

– Fortalece e estimula as habilidades manuais de crianças e jovens

– Oferece material para crianças de cerca de 10 anos de idade que as inspire a continuar desenhando

– Combine o tempo em que vivemos com foco na motivação e inspiração, e

– Investigue como os desenhos podem viver em um mundo de novas tecnologias, videogames, filmes, animação e realidade virtual.

 

Os parceiros por trás da campanha

 

Por trás da campanha de desenho #DrawWithDenmark estão estes parceiros na Cidade Criativa da UNESCO de Viborg:

 

Prefeitura de Viborg

 

The Animation Workshop

 

Escola de Cultura de Viborg

 

Viborg Visuals

 

… Esperamos que vocês se juntem a nós em uma nova jornada de desenho local – global! 😊