Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
20 · 10 · 2022

Kathrine Windfeld Tour

Kathrine Windfeld no Festival SESC JAZZ  

A pianista, compositora, arranjadora e líder de big band dinamarquesa Kathrine Windfeld visita o SESC JAZZ com novas colaborações artísticas dinamarquesas-brasileiras. As atividades previstas incluem apresentações em formato big band e quarteto, novos colaborações composicionais comissionadas, master classes e debates. 

 

A primeira parada está confirmada para agosto no Festival Savassi, em Belo Horizonte, onde ela e o baterista dinamarquês Henrik Hansen se apresentarão com a Big Band do Clube e lançarão uma nova colaboração artística com o guitarrista, compositor e líder da banda, Felipe Vilas Boas. A intenção é que o encontro artístico intercultural de Kathrine e Henrik com os talentosíssimos músicos da cena mineira – cena com papel tão importante na música brasileira – gerará trocas artísticas inspiradoras e inovadoras. Ainda mais, com o sucesso da participação do Kathrine Windfeld Sextet na edição online do Festival SESC Jazz 2021, temos um ótimo ponto de partida para apresentações dessa colaboração dinamarquesa-mineira inédita, tanto como big band, quanto como quarteto, no Festival SESC Jazz em outubro 2022. 

 

A Big Band do Clube, um conjunto profissional de 13 músicos, ensaiará e interpretará o repertório de Windfeld, arranjado para a instrumentação exata, incluindo percussão brasileira, e apresentará uma nova colaboração artística com o guitarrista e compositor premiado Felipe Vilas Boas, líder da Big Band do Clube. O Festival Savassi comissionou dois arranjos de Windfeld de composições de Vilas Boas, a serem gravados ao vivo e integrados no próximo álbum de big band de Vilas-Boas a ser lançado pela gravadora do festival, Savassi Records, no início de 2023. A inspiração mútua e as trocas artísticas ganharão novas dimensões com apresentações do novo quarteto dinamarquês-brasileiro composto por Vilas-Boas, Windfeld, o baixista brasileiro Bruno Velozzo e o baterista Hansen. 

 

Com seus quatro álbuns de big band lançados – AIRCRAFT (2015), LATENCY (2017), ORCA (2020) e DETERMINATION (2021) – o nome de Kathrine Windfeld se espalhou rapidamente para além das fronteiras da sua terra escandinava, levando-a a inúmeros prêmios e elogios em publicações internacionais. Quando mídias de renome como The Guardian (Reino Unido), Downbeat (EUA), Jazzthing (Alemanha) e Le Monde (França) concordam que Kathrine Windfeld é o nome do futuro, é bom ficar atento. Suas composições são descritas como uma rara combinação de delicadeza e força: um encontro colorido de universos harmônicas sofisticadas, grooves cativantes e temas poéticos que flutuam em seus arranjos explosivos. 

 

Como uma jovem artista de jazz contemporâneo e líder de big band bem-sucedida na cena europeia, ela poderá também inspirar compositoras e instrumentalistas femininas no Brasil. Este e outros tópicos poderão ser abordados em um debate ou palestra da artista. 

 

Felipe Vilas Boas, guitarrista paulista e residente em Belo Horizonte, já é consagrado na nova safra de músicos de jazz e de música instrumental do cenário mineiro. É vencedor de diversos prêmios no Brasil e no exterior.  

 

O repertório das apresentações de big band destacará seis composições e arranjos da Kathrine, principalmente do álbum mais recente, DETERMINATION (2021), complementados pelos dois arranjos autorais inéditos de composições de Felipe Vilas Boas. O repertório das apresentações do quarteto será composto de uma seleção do grande número de composições para quarteto e sexteto da Kathrine.  

 

A duração prevista é de um set de 60 minutos, mas isso pode ser adaptado ao contexto concreto. 

  

Line-up: 

Kathrine Windfeld – piano, compositions, arrangements 

Com 

Big Band do Clube 

Felipe Vilas Boas – guitarra e direção artística 

Jackson Ganga – sax alto 

Vinícius Augustus – sax alto 

Breno Mendonça – sax tenor 

Vinícius Mendes – sax tenor 

Wagner Souza – trompete 

Daniel Leal – trompete 

João Machala – trombone 

Danilo Mendonça – trombone 

Lucas De Moro – piano 

Bruno Vellozo – baixo 

Henrik Holst Hansen – bateria 

Cyrano Almeida – percussão 

Produtora da Big Band do Clube: Paloma Parentoni 

 

Kathrine Windfeld Quarteto 

Kathrine Windfeld – piano, compositions, arrangements 

Felipe Vilas Boas – guitarra 

Bruno Vellozo – baixo 

Henrik Holst Hansen – bateria 

 

Produção:  

Scubidu Produções flavio@scubidu.com.br 

 

Ensaio com Big Band em São Paulo