Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
10 · 01 · 2020

Minimad convida Meyers Madhus ao Brasil

Antes de fechar o ano de 2019, o Instituto Cultural da Dinamarca teve o prazer de receber Jonas Astrup, chefe de desenvolvimento da instituição Meyers Madhus, em uma viagem de pesquisa, desenvolvimento e rede.

 

Meyers é uma instituição renomada de Gastronomia Nórdica localizada na capital da Dinamarca. Foi uma semana de trabalho dedicado, dando passos às primeiras etapas do projeto Minimad – coordenado pela nutricionista dinamarquesa Betina Lauritsen, residente no Brasil e dedicada ao trabalho com iniciativas de impacto social.

 

Em dinamarquês, mini é algo pequeno e mad significa ‘comida’. O projeto Minimad é sobre de cultural alimentar para crianças, focando no consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis.

 

Atividade de tapioca com Instituto Maniva

 

O objetivo de Minimad – além de combater subnutrição e contribuir a hábitos alimentares sustentáveis – é de usar comida como ferramenta de mudança social, já que os problemas de pobreza e subnitrição são co-relacionados.

 

Ao longo dos últimos 20 anos, Meyers Madhus usa comida como meio para identificar pautas sociais relevantes. De acordo com Jonas, o prazer pela comida é o  estímulo e a refeição é a ferramenta para mudar. O principal nos ensinamentos é o desejo de que as crianças tenham uma relação mais próxima e sensorial com os alimentos, o cozinhar e as refeições, para que suas escolhas alimentícias futuras sejas caracterizadas pelo apetite e pela curiosidade culinária, e, na melhor das hipóteses, que fortaleçam seu autodomínio na cozinha.

 

Promovendo atividades e consultas para instituições públicas e privadas, uma parte significativa dos programas por Meyers têm como foco principal o público infantil. Isso inclui um programa educacional maior, que atende todas as escolas primárias no Município de Copenhague.

 

Atividade de pão com Jonas Astrup (Meyers Madhus)

 

Durante sua estadia no Rio de Janeiro, Jonas visitou um grupo de instituições e organizações brasileiras pré-selecionadas, que representam diferentes abordagens à temática Cultura Alimentar Infantil, com ênfase no consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis. Isso inclui chefs, instituições educativas, universidades, organizações sociais e projetos municipais (veja a lista de parceiros abaixo).

 

Atividade de cozinha desperdício zero com Cozinha Brasil

02/12 [2a-feira]

A semana começou em um dia de atividades com todos os parceiros para nos conhecermos e trocarmos experiências – tanto teóricas quanto práticas. Jonas compartilhou com o grupo o preparo de um pão de fermentação natural, que é parte da cultura culinária dinamarquesa e frequentemente usado nas atividades com crianças pela Meyers Madhus. Depois, o Instituto Maniva demonstrou a resposta brasileira para o pão: a tapioca, que é um tipo de pão folha feito com farinha de mandioca, que faz parte do projeto que elas executam em escolas públicas. Como exemplo, o recheio foi feito de PANCs (plantas alimentícias não-convencionais). Por último, a Cozinha Brazil nos possibilitou preparar comidas vegetarianas saudáveis sem desperdícios em sua cozinha móvel. Além disso, todos os parceiros tiveram a oportunidade de se apresentarem e contarem sobre suas iniciativas e trabalhos com crianças, com o objetivo de encontrarmos pontos comuns que possam se desenrolar em futuras colaborações.

 

Atividade de tapioca com Instituto Maniva
Atividade de tapioca com Instituto Maniva

03/12 [3a-feira]

 

A semana seguiu, com uma visita à instituição de ensino superior Unisuam, onde nossos parceiros da Gastromotiva executaram uma avaliação final do seu curso de desenvolvimento de produto com 30 jovens alunos chefs. Os critérios foram de produtos sustentáveis e saudáveis, e os alunos foram capazes de apresentar uma variedade de sugestões interessantes.

 

Atividade de avaliação final do curso na Gastromotiva
Atividade de avaliação final do curso na Gastromotiva

04/12 [4a-feira]

 

No dia seguinte, Jonas foi o chef convidado da noite à cozinha do Gastromotiva, preparando um jantar voluntário de 3 pratos para 90 pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Instituto Cultural da Dinamarca fez um convite à comunidade nórdica no Rio de Janeiro e juntou um time maravilhoso de voluntários para cozinhar ou servir durante o evento, em colaboração com um time menor de alunos-chefs da Gastromotiva. O que mais tocou Jonas naquela noite foi um homem em situação de risco que o agradeceu pela deliciosa sobremesa, que o fez lembrar de sua cidade natal que ele não visita há 15 anos.

 

Jantar voluntário no Reffetorio Gastromotiva
Jantar voluntário no Reffetorio Gastromotiva
Jantar voluntário no Reffetorio Gastromotiva

 

05/12 [5a-feira]

 

Cedo, na manhã seguinte, visitamos o departamento de projetos associado à Secretaria de Cultura e Educação do Município de Duque de Caxias, no subúrbio do Rio de Janeiro. De lá, fomos a uma das escolas públicas atendidas pela Secretaria. Com isso, pudemos ver as difíceis condições em que o departamento se encontra, e começamos a identificar os problemas que eles enfrentam na área da saúde.

 

Visita à Secretaria de Cultural e Educação do Município de Duque de Caxias e à Escola Municipal José Medeiros Cabral
Visita à Secretaria de Cultural e Educação do Município de Duque de Caxias e à Escola Municipal José Medeiros Cabral
Visita à Secretaria de Cultural e Educação do Município de Duque de Caxias e à Escola Municipal José Medeiros Cabral

 

06/12 [6a-feira]

 

A última atividade na programação foi uma palestra por Jonas Astrup na Unirio; “À Vontade na Cozinha – Percepção Sensorial a Nível Infantil” –  exemplos de como despertar em crianças entendimento e gosto pela saúde através do alimento como meio, da cozinha como espaço de aprendizado e da refeição como ponto de encontro – apoiando o desenvolvimento, promovendo o poder de escolha e o bem-estar.

 

Palestra "À Vontade na Cozinha - Percepção Sensorial a Nível Infantil" por Jonas Astrup

 

Foi uma semana muito informativa e produtiva para todos os participantes, onde demos um passo a frente identificando nossas diferenças e similaridades interculturais, todos com o mesmo propósito de mudanças sociais através da comida.

 

Para mais fotos do Minimad Kickstarter, vá ao fim do artigo.

 


Nossos parceiros brasileiros:

 

Gastromotiva – Superliga da Comida: Movimento social gastronômico que oferece um curso de culinária vocacional com ênfase em gastronomia social. Promove gastronomia como instrumento de ensino, cidadania e transformação social, fortalecendo conecções e ligações essenciais ao desenvolvimento humano. Superliga é um projeto da Gastromotiva que nasceu de uma ação do Curso Vocacional, chamado Trabalho de Ação nas Comunidades. O objetivo é promover oficinas de culinária saudável e lúdica para crianças e adultos envolvidos em nutrição infantil.

 

Escola de Nutrição Unirio – Núcleo de Estudos em Dietética Aplicada (NEDA)  – Alimentação e Nutrição Infantil´saudável e sustentável: O projeto desenvolve atividades relacionados aos aspectos nutricionais como avaliação do estado nutricional de criança, recomendações nutricionais na infância, avaliação de cardápios escolares, entre outros, bem como da dietética como avaliação da aceitabilidade de refeições escolares, etc. Além inclui o trabalho com os diferentes ambientes alimentares em que a criança está inserida, com ênfase no ambiente alimentar escolar. Visa ações práticas que atuem em consonância com as instâncias que executam políticas e programas de alimentação e nutrição infantil.

 

Instituto Maniva – Ecochefs: O Instituto Maniva é uma organização social civil que promove a melhoria da qualidade alimentar de adultos e crianças das populações rural e urbana, conectando cozinheiros profissionais a pequenos produtores, agricultores e pescadores agroecológicos familiares. Através da compra direta de seus produtos orgânicos e sustentáveis, promovê-los à gastronomia que favoreça e respeite a sociobiodiversidade brasileira. Oferece oficinas de mandioca em escolas públicas no município do Rio de Janeiro, projeto Mandiokit, para crianças do ensino fundamental.

 

Prefeitura de Duque de Caxias – Crescer Saudável:  O objetivo do programa Crescer Saudável é de contribuir com a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil para crianças das escolas públicas do Município de Duque do Caxias. Entre as ações que compõem a programa estão: a vigilância nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável, o incentivo de atividade física, e ações voltadas para oferta de cuidados para as crianças que apresentam obesidade. Estas ações são cuidadas pelo sistema único de saúde (SUS), com articulação intersetorial com a Secretaria de Educação.

 

Firjan – Cozinha Brasil: O Cozinha Brasil é um programa de educação alimentar, ministrado pela Firjan SESI. Todas as ações do Cozinha Brasil apresentam como foco a educação alimentar. As ações com o público infantil têm como objetivos: ofertar alimentos saudáveis e incentivar o consumo dos mesmos desde os anos iniciais de vida, estimulando a melhora dos hábitos alimentares do participante e, indiretamente, de seu familiar; criar memórias afetivas positivas relacionadas aos alimentos saudáveis, por meio de atividade lúdica; criar intimidade do participante com o preparo dos alimentos, por meio das vivências culinárias “mão na massa”.

 

Atividade de pão com Jonas Astrup (Meyers Madhus) - 02/12
Atividade de tapioca com Instituto Maniva - 02/12
02/12
02/12
Atividade de cozinha desperdício zero com Cozinha Brasil - 02/12
Atividade de cozinha desperdício zero com Cozinha Brasil - 02/12
Jantar voluntário no Refettorio Gastromotiva - 04/12
Jantar voluntário no Refettorio Gastromotiva - 04/12
Jantar voluntário no Refettorio Gastromotiva - 04/12
Jantar voluntário no Refettorio Gastromotiva - 04/12
Jantar voluntário no Refettorio Gastromotiva - 04/12
Jantar voluntário no Refettorio Gastromotiva - 04/12
Jantar voluntário no Refettorio Gastromotiva - 04/12
Jantar voluntário no Refettorio Gastromotiva - 04/12
Jantar voluntário no Refettorio Gastromotiva - 04/12
Jantar voluntário no Refettorio Gastromotiva - 04/12
Jantar voluntário no Refettorio Gastromotiva - 04/12
Jantar voluntário no Refettorio Gastromotiva - 04/12
Palestra "À Vontade na Cozinha - Percepção Sensorial a Nível Infantil" por Jonas Astrup na UNIRIO - 06/12
Palestra "À Vontade na Cozinha - Percepção Sensorial a Nível Infantil" por Jonas Astrup na UNIRIO - 06/12
Palestra "À Vontade na Cozinha - Percepção Sensorial a Nível Infantil" por Jonas Astrup na UNIRIO - 06/12
Palestra "À Vontade na Cozinha - Percepção Sensorial a Nível Infantil" por Jonas Astrup na UNIRIO - 06/12
Última reunião com parceiros na UNIRIO - 06/12
Última reunião com parceiros na UNIRIO - 06/12