Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
17 · 03 · 2022

Mostra Cineklap de Cinema Dinamarquês – Planet A e o Corpo no Mundo 2022

Christian Hansen apresenta e o Instituto Cultural da Dinamarca realiza a Mostra de Cinema Dinamarquês Planet_A e o Corpo no Mundo.

 

Entre os dias 22 e 27 de março serão exibidos seis filmes onde o público poderá assistir gratuitamente, ficções e documentários que abordam sustentabilidade, responsabilidade climática, imigração, etnia, liberdade, relações humanas tendo o corpo como eixo central.

 

CAMPINAS

Abertura dia 22 de março

Nos primeiros anos do cinema, a Dinamarca foi um dos países mais influentes na Europa no desenvolvimento cinematográfico, criou em 1906 a Nordisk Film, o estúdio de cinema mais antigo do mundo e em pleno funcionamento. Desde então, e através de seu instituto de cinema, o país seguiu dando forte apoio à produção e com o passar do tempo o país desenvolveu um modelo inovador que tornou sua cadeia produtiva sustentável e uma das indústrias mais relevantes do audiovisual no mundo.

 

Entre os dias 22 e 27 de março, o público cinéfilo de Campinas terá a chance de assistir na sala de vídeo da Casa de Vidro, a mostra de cinema dinamarquês – planet_a e o corpo no mundo, com títulos selecionados pela curadora Tatiana Groff a convite do Instituto Cultural da Dinamarca.

 

Mostra de cinema dinamarquês

  • Planet A e o corpo no mundo

 

Vivemos em um mundo compartilhado, só existe planet_A, não existe uma Planet_B.

Essa mostra traz filmes que falam dos corpos no mundo compartilhado, “hygge” –conceito dinamarquês de convívio que inspira bem-estar, este momento de pandemia nos leva para uma reflexão e chama para uma vivência coletiva profunda do viver em coletividade.

 

“Com esta programação, buscamos inspirar o engajamento em direção às soluções sustentáveis para os desafios do planeta, de forma cotidiana, trazendo filmes como “Ande Comigo”, que passaremos em sessões com acessibilidade(s). Esse filme trata da recuperação de um corpo (no sentido amplo), este corpo físico, mas também um corpo novo, que passa por um processo de aprendizado e renovação. Os filmes da mostra Planet_A e o Corpo no Mundo, em 2022, estão em diálogo, com temáticas diversas em que o eixo que os vincula: “o corpo e o Planet_A, juntos – são corpos em movimento, movimento de sobreviver como por exemplo em “Além das Águas”, filme de recorte histórico que traz memórias de humanidade e que seguem urgentes até os dias de hoje. Como também o movimento de entender mudanças como no filme “Ande Comigo”, e como agir ao se deparar com o desconhecido (que corpo é este?) como no filme “Culpa”. Já o documentário “70/30” abre espaço para a discussão do corpo político, diz a curadora Tatiana Groff.

 

A curadora Tatiana Groff é produtora cultural e curadora com foco em planejamento e desenvolvimento de projetos internacionais parcerias no Brasil no segmento audiovisual, em especial festivais e mostras de cinema. Atualmente é consultora para audiovisual do Instituto Cultural da Dinamarca. A linha curatorial da mostra atual foi pensada em pilares estruturais da cultura dinamarquesa, tanto do ponto de vista da internacionalização quanto características bem fortes na contemporaneidade.

Cena do filme “Rediscovery”, de Phie Ambo, que abre a mostra

 

PROGRAMAÇÃO

 

22  de março -Terça-feira

19h – “REDISCOVERY”

Ano: 2019 | Duração: 1`15“ | Direção: Phie Ambo | Classificação: Livre

SINOPSE: 47 crianças tem a liberdade de explorar um canteiro de obras abandonado perto do centro de Copenhague, um local escondido cercado de verde. Alí, elas irão descobrir o que a natureza pode ensiná-los. O filme é contado através de cenas com as crianças, mas também com a “voz da natureza” como narradora.

 

Após a sessão: Antonio Carlos Sandoval Pedro, crítico de cinema e especialista em cinema dinamarquês debaterá o filme através das temáticas centrais que tratam de crises climáticas dentro do contexto dinamarquês e fazendo um paralelo com a realidade brasileira.

 

23  de março – Quarta-feira

19h – “CULPA”

Ano: 2018 |Duração: 88`|Direção: Gustav Møller|Gênero: Drama|Classificação: 12 anos SINOPSE: Um policial acostumado a trabalhar nas ruas de Copenhague, é confinado à mesa de emergências após um conflito ético no trabalho. Encarregado de receber ligações, ele é surpreendido pela chamada de uma mulher desesperada, tentando comunicar o seu sequestro sem chamar a atenção do sequestrador. Começa a corrida contra o relógio para descobrir onde ela está e salvar a vítima antes que uma tragédia aconteça.

 

Para assistir ao trailer do filme, clique aqui.

 

24  de março – Quinta-feira

19h – “70/30”

Ano: 2021 |Duração: 98` | Diretor: Phie Ambo | Documentário

SINOPSE: O documentário retrata o nascimento da lei climática mais ambiciosa do mundo. Em 2019, milhares de crianças e jovens dinamarqueses foram às ruas manifestarem pelo clima, mobilizaram os seus pais e avós e exigiram ação imediata. Será que os políticos, os cidadãos e a indústria poderão unir forças para fazer da Dinamarca o pioneiro verde – ou será que as ambições verdes serão sufocadas?

 

Após a sessão: Atividade educativa com Antonio Carlos Sandoval Pedro, crítico de cinema e especialista em cinema dinamarquês

 

25  de março – Sexta-feira

19h – “ALÉM DAS ÁGUAS”

Ano: 2016 |Duração: 94`|Diretor: Nicolo Donato |Drama |Classificação: 14 anos SINOPSE: 1943, Dinamarca. Um conflito tão devastador como a Segunda Guerra Mundial provoca um grande fluxo de refugiados. Esta é a história de um grupo de judeus dinamarqueses que precisaram deixar tudo para trás e fugir para a Suécia. O filme conta a história de uma família de um músico de jazz judeu que de um dia para o outro precisa empreender a fuga, poderia ser tantas outras famílias, naquela época, ou hoje em dia nos tantos deslocamentos forçados que o mundo vive hoje.

 

Para assistir ao trailer do filme, clique aqui.

 

Após a sessão: Encontro com a curadora da mostra Tatiana Groff

 

26  de março – Sábado

16h – “ANDE COMIGO” (com acessibilidade)

SINOPSE: Escalado para uma missão em Helmand, Afeganistão, o jovem Thomas fica gravemente ferido após pisar em uma mina terrestre. No centro de reabilitação ele conhece Sofie, uma bailarina em ascensão do Royal Danish Ballet, que está ajudando na recuperação de um parente. Thomas quer desesperadamente voltar ao campo de batalha, mas a melhora não é tão rápida como ele gostaria. Quando Sofie lhe oferece ajuda, ele aceita. E, apesar das diferenças, eles desenvolvem um forte laço de mútuo afeto.

 

Para assistir ao trailer do filme, clique aqui.

 

Após a sessão: Encontro com a curadora da mostra Tatiana Groff

 

18h – “CULPA”

Ano: 2018 |Duração: 88`|Direção: Gustav Møller|Drama|Classificação: 12 anos

SINOPSE: Um policial acostumado a trabalhar nas ruas de Copenhague, é confinado à mesa de emergências após um conflito ético no trabalho. Encarregado de receber ligações e transmitir às delegacias responsáveis, ele é surpreendido pela chamada de uma mulher desesperada, tentando comunicar o seu sequestro sem chamar a atenção do sequestrador. Começa a corrida contra o relógio para descobrir onde ela está e salvar a vítima antes que uma tragédia aconteça.

 

Para assistir ao trailer do filme, clique aqui.

 

Após a sessão: Encontro com a curadora da mostra Tatiana Groff

 

27  de março – Domingo

16h – “GUERREIRO DA ESCURIDÃO

Ano: 2017 |Duração: 94` |Direção: Fernar Ahmad |Policial| Classificação: 16 anos. SINOPSE: Um médico bem-sucedido perde seu irmão mais novo durante um desentendimento entre gangues, o que o força a largar sua vida privilegiada para virar um guerreiro mascarado e vingar a sua morte. O filme explora o significado de ser um imigrante, com perguntas sobre identidade, autoestima e assimilação.

 

Para assistir ao trailer do filme, clique aqui.

 

Após a sessão: Encontro com a curadora Tatiana Groff

 

18h – “ANDE COMIGO (com acessibilidade)

Ano: 2017|Duração: 105`|Direção: Lisa Ohlin | Romance |Classificação: 14 anos.

SINOPSE: Escalado para uma missão no Afeganistão, o jovem Thomas fica gravemente ferido após pisar em uma mina terrestre. No centro de reabilitação ele conhece Sofie, uma bailarina em ascensão do Royal Danish Ballet, que está ajudando na recuperação de um parente. Quando Sofie lhe oferece ajuda, ele aceita. E, apesar das diferenças, eles desenvolvem um forte laço de mútuo afeto.

 

Para assistir ao trailer do filme, clique aqui.

 

Após a sessão: Encontro com a curadora Tatiana Groff

“70/30”, de Phie Ambo, um dos destaques da mostra

 

 

Mostra de Cinema Dinamarquês – PLANET_A e o Corpo no Mundo

Local | Casa de Vidro (sala de vídeo)
Estreia: Dia 22 de março
Encerramento: Dia 27 de março
Endereço | Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral, Campinas Entrada: Grátis