Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
26 · 10 · 2022

Projeto PoN

Projeto PoN 

  

PoN é uma sigla para Politics of Nature (“Políticas da Natureza”, em tradução para o português), que deu nome ao nosso jogo para celulares e tablets, que se chama “PoN! – A Ilha dos Tatus”, e que foi lançado oficialmente no dia 31 de agosto de 2022. 

 

Baseado no jogo de tabuleiro PoN, que foi criado pelos dinamarqueses Jacob Raffen e Frederik Lassen como uma experiência imersiva nos conceitos do filósofo francês Bruno Latour sobre as relações entre os seres humanos e a natureza além da perspectiva antropocêntrica, como apresentado em seu livro “Politics of Nature” (1999, FR ; 2004, US; 2019, Brasil), PoN! – A Ilha dos Tatus é um jogo mobile divertido e instigante (disponível nos sistemas iOS e Android) para jovens de 13 a 15 anos, sendo baseado em profunda pesquisa e filosofia, mas devidamente simplificado e direcionado para sua faixa etária.  

 

O PoN no Brasil surge em 2018, em Brasília, em um processo cooperativo entre parceiros brasileiros e europeus, e a ideia do jogo nasce sob o contexto no qual a juventude europeia é vanguardista na ação climática, mas carece de biodiversidade e, de forma oposta, a juventude brasileira, que faz parte do mais biodiverso país do mundo, carece de agência (por diversos motivos) se comparado aos seus pares europeus. Assim sendo, o jogo PoN tenta diminuir essa lacuna com uma abordagem construtiva a fim de engajar, inspirar e conectar os jovens pelo mundo pela causa climática. 

 

Mas o projeto PoN não se resume apenas ao jogo mobile, que é altamente escalável e construído para um desenvolvimento de longo prazo, com opções de expansões futuras e de distintos idiomas. 

 

Nesse projeto, também temos um kit pedagógico, que serve para auxiliar professores e educadores para o uso do jogo nas escolas e outros locais educativos, e um programa de eventos socioeducativos, no qual  servem para dar suporte à juventude para expressar seu potencial em todos os âmbitos, gerando mudanças por meio de novos contatos e encontros.

Segue o vídeo da Tainá falando sobre isso:

 

Contando com mais de 40 parceiros locais e europeus, em destaque temos ONGs climáticas, como Engajamundo e Fridays for Future Brazil (FFF) 

 

Eventos socioeducativos 

Como parte do projeto, o PoN contou com alguns eventos no qual o jogo foi exibido ao público, como:

  • Festival BIG, em São Paulo, SP, em julho; 
  • Encontro das Cidades Criativas da UNESCO, em Santos, SP, em julho; 
  • Dia das Línguas Europeias, no Rio de Janeiro, RJ, em setembro; 
  • Sesc Guarulhos, em Guarulhos, SP, em outubro; 
  • Sesc Santos, em Santos, SP, em outubro; 
  • Sesc Gama, em Gama, DF, em outubro; 
  • Lançamento Institucional do PoN no Goethe-Institut SP, em São Paulo, SP, em outubro; 
  • Bienal do Livro de Brasilia, no DF, em outubro. 

 

O jogo 

Em PoN!, os jogadores são pacíficos tatus que vivem em uma ilha ameaçada por terríveis robôs que cortam árvores, poluem rios, mineram e queimam, destruindo a natureza. Diante de tamanha devastação, o ecossistema da ilha fica cada vez mais instável, podendo entrar em colapso e desaparecer por completo.  

  

Um grupo de corajosos tatus decide enfrentar os robôs e proteger a ilha. E é aí que eles descobrem que os seus inimigos não são simples máquinas. São outros tatus, como eles, mas que estão presos em cascas robóticas, incapazes de pensar ou agir por si próprios. 

 

Os jogadores precisam, então, trabalhar em equipe e libertar seus amigos do domínio robótico, para que juntos, todos defendam a natureza e ajudem a restabelecer o equilíbrio da ilha 

 

As mecânicas foram criadas a partir de uma inspiração no próprio tatu, a espécie escolhida para protagonizar o jogo.  Característico dos biomas brasileiros, o tatu-bola foi selecionado por poder trazer ao jogo sua característica natural única: de se fechar em seu casco formando uma bola. 

Segue o Teaser do PoN!:

 

Parceiros: 

Alliance Française (Rio de Janeiro e Brasilia), The Animation Workshop, British Council (São Paulo e Rio de Janeiro), Consulado Geral da Suíça, Deborah Macedo, Delegação da União Europeia no Brasil, Embaixada da Bélgica, Embaixada da Dinamarca, Embaixada da Finlândia, Embaixada da França, Embaixada da Irlanda, Embaixada da Itália, Embaixada dos Países Baixos, Embaixada da Suécia, Engajamundo, EUNIC Clusters de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, Frederik Lassen/PoN (DK), Fridays for Future Brasil, Game e Arte, Goethe-Institut (Rio de Janeiro e São Paulo), Goethe Zentrum (Brasília), Ilex Games, Instituto Camões (Brasília), Instituto Cervantes (Brasília e Rio de Janeiro), Instituto Cultural da Dinamarca, Instituto Italiano di Cultura (Rio de Janeiro e São Paulo), Instituto Querô, Matthias Löwe (DE), Morten Thorning (DK), Mostra Ecofalante, Nicolas Corman (FR), Prefeitura de Santos, Prefeitura de Viborg (DK), Reconectta, Sesc DF, Sétima Produções, Spcine e World Wildlife Fund. 

 

O PoN! está disponível para todos gratuitamente. Baixe já na sua loga de aplicativos ou acesse www.jogopon.com.br 

 

Para ver mais sobre os eventos do projeto, siga nossas redes sociais: 

Facebook: https://www.facebook.com/jogopon 

Instagram: https://www.instagram.com/jogo.pon/ 

TikTok: https://www.tiktok.com/@jogopon 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/pon-a-ilha-dos-tatus 

Twitch: https://www.twitch.tv/jogopon 

Discord: https://discord.gg/8mNApS7n 

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCALBZcjY29RSocdxBf-Zwmw