Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
30 · 10 · 2018

Scenatet no festival DANSK!!BR

O SCENATET é reconhecido como um dos conjuntos mais inovadores e experimentais da música e da arte na Europa. Foi fundado pela diretora artística Anna Berit Asp Christensen em 2008, e transita por diferentes gêneros artísticos, passando pela música, drama, artes visuais e outras ainda sem definição.

 

O grupo pretende criar obras de arte conceituais de alta qualidade, onde a música faz parte de um todo maior. Eles trabalham em projetos que envolvem desde produções teatrais extremamente inovadoras e singulares até produções mais clássicas, incluindo novas obras e formatos em estreita colaboração com compositores, diretores, artistas, cineastas, festivais e espaços artísticos. Tem uma relação próxima e colaborativa com a geração mais nova de compositores dinamarqueses, bem como um forte compromisso com o repertório internacional de vanguarda.

 

 

O conjunto tem grande visibilidade na cena internacional e já percorreu grande parte do mundo, se apresentando em locais e festivais de renome em Copenhague, Istambul, Bergen, Berlim, Xangai, Huddersfield, Darmstadt, Nova York, entre outros.

 

No Festival DANSK!!BR, o SCENATET apresentará um programa destacando as duas obras centrais da famosa trilha sonora do filme Festa de Babette, do diretor Gabriel Axel, premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro de 1988.

 

 

A trilha sonora do grande compositor dinamarquês PER NØRGÅRD virou um clássico, tanto na tela, quanto independentemente em salas de concertos. É uma obra de música erudita contemporânea inovadora por ser imediatamente acessível, e de uma qualidade cinematográfica e intimista, que inspira imagens internas em ouvintes pelo mundo. Está disponível em todas as plataformas digitais, tais como iTunes, Spotify etc.

 

 

PER NØRGARD:
         Suite – Festa de Babette (1987) – 20 min; trio de cordas e piano

 

Pastorale – Festa de Babette (1987) – 6 min; trio de cordas e piano

 

 

BENT SØRENSEN:
      Phantasmagoria (2007) – 14 min; piano trio em cinco movimentos

 

 

 

PER NØRGÅRD (1932-) é considerado o mais proeminente compositor dinamarquês, depois de Carl Nielsen. A principal testemunha disso é sua impressionante obra musical, uma música de tal originalidade e profundidade de pensamento que é inigualável na nova música nórdica. Com o seu trabalho distribuído uniformemente através de uma riqueza de gêneros musicais, de sinfonias, óperas e música de câmara ao cinema e música de teatro, a produção de Per Nørgård é um documento de viagem altamente pessoal baseado em suas intermináveis incursões e excursões pelos labirintos sônicos deste mundo.

 

 

BENT SØRENSEN (1958-) recebeu sua educação musical com Per Nørgård, entre outros, na Academia Real Dinamarquesa de Música. Premiado com o prestigioso Prêmio Grawemeyer de Composição Musical 2018 pela obra L’isola della Città e ganhou o Prêmio de Música do Conselho Nórdico em 1996 para o concerto de violão Sterbende Gärten. Em 1999, recebeu o Prêmio Wilhelm Hansen. Nomeado presidente da Danish Composers Society em 2014, e, no mesmo ano, recebeu o Prêmio Wilhelm Hansen de Honra. Desde 2008 ele é professor convidado de composição na Royal Academy of Music em Londres.

 

 

A turnê do conjunto SCENATET faz parte do ORELHÃO – Intercâmbio musical DK prá lá, projeto do ICD promovendo intercâmbio e colaborações entre as cenas de música experimental dinamarquesas e brasileiras.

COMPRE INGRESSOS AQUI