Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
04 · 11 · 2022

Vida Local Rio 2022

O projeto Vida Local Rio 2022 recomeçou com muita força de vontade e segue assim sua ambiciosa missão.

s
Este projeto, que foi iniciado em março de 2020, mas precisou ser interrompido por consequência da grande pandemia, é um laboratório para obter experiências em processos de desenvolvimento urbano sustentáveis.

s
Com a retomada em 2022, optamos por trabalhar em um bairro de localização central no contexto urbano do Rio de Janeiro, marco simbólico muito relevante para a cidade, porém, que apresenta pouco interesse para o processo especulativo do grande capital imobiliário.
A Praça da Bandeira é um bairro limitado por estruturas rodoviárias e ferroviárias, mas de interior com pouca intensidade de mobilidade e com ares (até certo ponto) bucólicos, sem perder uma pontual vitalidade, que se evidencia na qualidade e variedade de seus bares e restaurantes.

s
Em uma colaboração entre o Instituto Cultural da Dinamarca (ICD), Vida Local, o Instituto Agente Muda (IAM), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Município do Rio de Janeiro e o UIA 2023 Copenhague, além de associações locais, pretende-se estabelecer um centro democrático de design urbano, abrigando processos e atividades que envolvem os cidadãos, onde os membros da comunidade local podem realizar suas visões para o seu distrito com a ajuda de estudantes e a experiência no desenvolvimento cultural e urbano dinamarquês.

s
O esforço é para que, no futuro, esse novo centro democrático de design urbano se torne o lar de uma comunidade que trará valor social e cultural à cidade por meio de diversas atividades, ampliando suas habilidades e o alcance de suas vozes, de modo a tornar os ecossistemas locais mais sustentáveis e resilientes, ao mesmo tempo em que integrados ao sistema macro urbano e até global.

s
Durante primeira etapa foram feitas as conexões necessárias, envolvendo os diversos atores sociais, em um processo que levou aproximadamente dois meses de pré-produção, buscando envolver todos os participantes e culminando nos quatro dias de encontros realizados entre os dias 19 e 22 de setembro.

s
“Para a próxima etapa que estamos organizando e será realizada entre os dias 5 e 9 de dezembro, pretendemos envolver ainda mais pessoas, queremos mostrar que é possível se ter uma autogestão em escala local (escala da vizinhança e do bairro) eficiente e envolvente. E a melhor forma de mostrar isso é fazendo.” explica Guto Santos, coordenador do projeto no Rio de Janeiro.

 

 

Instituto Agente Muda (IAM) – https://www.instagram.com/institutoagentemuda/

 

Na faculdade de arquitectura e urbanismo