Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
12 · 08 · 2016

Exposição 6/8 – 1/10: VIDA URBANA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEIS NA DINAMARCA

A EMBAIXADA DA DINAMARCA | INSTITUTO CULTURAL DA DINAMARCA

apresentam: VIDA URBANA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEIS NA DINAMARCA

 

Como melhoramos a vida urbana e crescemos sustentavelmente? Para ajudar a responder estas perguntas, o Centro de Arquitetura da Dinamarca e a Cidade de Copenhague desenvolveram soluções inovadoras que estarão expostas a partir do dia 6 de agosto no Centro Carioca de Design no Rio de Janeiro.

 

Num país de bem-estar social como a Dinamarca, a arquitetura e o planejamento urbano desempenham um papel crucial na criação de uma estrutura de desenvolvimento. Nesse contexto, os arquitetos dinamarqueses são conhecidos por suas competências em sustentabilidade, projeções urbanas, e por processos de design que focam prioritariamente no usuário. O conceito aplicado é que “primeiro ajustamos as cidades, depois as cidades nos ajustam”.

 

Ao longo dos últimos anos a capital Copenhague está sendo revitalizada estrategicamente por projetos urbanísticos de densificação, transformação e renovação. A vida na cidade, as soluções ambientais e a dimensão econômica do planejamento urbano são considerados aspectos cruciais dessa revitalização. Além disso, as metas de redução de emissões de CO2 geraram soluções urbanas e arquitetônicas inovadoras que tornaram possível uma nova forma de vida para os moradores da cidade e que vêm atraindo visitantes de todo o mundo.

 

Composta por 22 painéis, a exposição oferece respostas para criação de uma cidade inteligente, para a revitalização de espaços urbanos, e que assegurem suficientes  recursos naturais. Além disso, serão abordados outros assuntos atuais e relevantes para a arquitetura e o urbanismo contemporâneos.

 

A exposição faz parte do CulturalBridges2016 – atividades programadas pelo Instituto Cultural da Dinamarca durante as Olimpíadas, e que está integrada à programação e com foco no ciclismo e sustentabilidade do Pavilhão da Dinamarca, Heart of Denmark.

 

A Praça Tiradentes, localizada no Centro da cidade é um dos pontos que recebe a passagem do VLT – um legado olímpico com o novo sistema de transporte em em frente do centro Carioca de Design, que dialoga com as transformações de vida propostas pelos dinamarqueses para as  grandes cidades.

 

 

Para mais informações:

www.dac.dk

www.cphsolutionslab.dk/

www.stateofgreen.com/en

www.visitdenmark.com.br/pt-br/dinamarca/atividades/bem-vindo-ao-coracao-da-dinamarca

www.dinacultura.org

 

 

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO | VIDA URBANA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEIS NA DINAMARCA

DATA: 6 de agosto a 1 de outubro 2016

LOCAL | Centro Carioca de Design

ENDEREÇO | Praça Tiradentes, 48 – Centro, Rio de Janeiro

INFORMAÇÕES |  (21) 2976-6611

INGRESSO | Grátis

 

 

INSTITUTO CULTURAL DA DINAMARCA

ASSESSORIA DE IMPRENSA | MARCELO GUSMÃO

CONTATOS | 11 9 9383 7349

binomio.imprensa@gmail.com