Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
01 · 06 · 2016

EXPOSIÇÃO REÚNE FOTOGRAFIAS DE DOIS CONSAGRADOS ARTISTAS NÓRDICOS NA CAIXA CULTURAL

Mostra com 105 obras do sueco Anders Petersen e do dinamarquês Jacob Aue Sobol fica em cartaz até 8 de maio.

 

A partir do dia 12 de março, dois grandes nomes da fotografia documental mundial, o sueco Anders Petersen e o dinamarquês Jacob Sobol expõem juntos pela primeira vez e apresentam Veias na CAIXA Cultural São Paulo. Com curadoria do sueco Imants Gross, os trabalhos têm em comum o uso da fotografia documental como ponto de partida para se chegar à fotografia de arte.

 

Para este trabalho na CAIXA Cultural, os dois criaram uma espécie de diário pessoal onde anotaram reflexões pessoais sobre a vida, as pessoas e a forma como se encontra o mundo de hoje. Veias reúne 105 imagens onde os dois artistas nórdicos eternizam momentos que destacam sentimentos de grupos marginalizados da sociedade como alcóolatras, viciados em drogas, prostitutas, travestis, psicopatas e criminosos com um tom sempre íntimo. As fotos trazem personagens em locais aleatórios e ficam ainda mais impactantes com as ampliações, que chegam a 2,5m.

 

Promovido pelo Instituto Cultural da Dinamarca, o projeto estreou na Letônia, passou pela Russia e China antes de vir ao Brasil com temporada já realizada também na Caixa Cultural de Curitiba, Salvador e Rio de Janeiro. ”É com grande satisfação que recebemos a arte de Petersen e Sobol, que possuem uma linguagem incomum em comum. É uma ausência de respostas, que destacam muitos questionamentos, a partir das imagens expostas. Como dizem os dois fotógrafos: Veiasnão é sobre fotografia. É um documentário da vida abstrato, expressivo, emocionante e provocador”, revela Anders Hentze, diretor do Instituto Cultural da Dinamarca.

 

Apesar de separados pelo tempo – Petersen nasceu em 1944 e Sobol em 1976 – os dois possuem afinidades de linguagem, o que justificou esse encontro. Ambos são parte da mesma escola de fotografia documental, em que o desafio do fotógrafo é estar presente o mais próximo de cenas privadas mas com um distanciamento suficiente para registrá-las com olhos de voyeur.

 

Anders Petersen é considerado uma lenda da fotografia e é conhecido pela capacidade de criar laços com as pessoas fotografadas, gente desconhecida que ganha um ar distinto. “As coisas que eu faço são uma espécie de fotografia documental privada. Esse é o verdadeiro desafio: estar presente, mas manter a distância”, explica o sueco. Uma das imagens mais famosas foi usada na capa do álbum Rain Dogs (1976) do artista canadense Tom Waits.

 

Trinta anos mais novo, Jacob Aue Sobol pode ser considerado um sucessor do mestre sueco, com seus registros repletos de imprevisibilidade do cotidiano. Sobol compara o ofício de tirar fotos ao de um caçador: “A relação que os caçadores estabelecem com a natureza ao seu redor é muito importante. É preciso estar interligado ao todo e este sentimento tem deixado um grande impacto na minha vida e no trabalho.”

As suas preocupações os fazem observar muitas vezes o terrível, o compulsivo, o incontrolável e o sentimento de autodestruição que existe nas pessoas, mas ambos são fotógrafos, que destacam o “amor” em suas muitas e diferentes manifestações.

 

“As imagens que Petersen e Sobol nos oferecem, todas em preto e branco, podem parecer frias num primeiro momento, mas quando tomamos conhecimento dos universos retratados e dos personagens, conseguimos sentir o calor dos corpos, a intensidade das situações. É possível enxergar verdade e amor no olhar de quem está sendo revelado e também do seu revelador”, conclui o produtor Luiz Prado.

 

Serviço
VEIAS

Abertura: 12 de março às 11h
Data: 12 de março a 8 de maio (terça-feira a domingo)
Horário: 9h às 19h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé 111 – Centro
Informações: (11) 3321 4400
Ingressos: Grátis
Classificação Indicativa: 16 anos
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência

Assessoria de Imprensa | Binômio Comunicação

Marcelo Gusmão 

(11) 99383-7349