Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
EN/PT-BR
23 · 02 · 2017

TRAÇOS & ESPAÇOS – IV ENCONTRO DINAMARCA-BRASIL

Entre os dias 6 e 18 de Março, Brasília sedia uma série de atividades que integram o IV Encontro Brasil -Dinamarca: Criação e Estudos em Performance. Este ano, o evento ampliou suas plataformas de atuação e conta com a participação de estudantes e profissionais das artes performáticas, da dança, teatro, artes plásticas e de outros dois países como Noruega e Suécia. A principal ação do Encontro é a realização de uma residência com um perfil artístico/colaborativo e de grande escala chamado Traços & Espaços. A proposta artística tem como ponto de partida a arquitetura de Oscar Niemeyer e promove duas performances: Vestígios e Desdobrando Sementes, que acontecerão em espaços arquitetônicos específicos da capital federal, e que serão dirigidas pela conceituada artista dinamarquesa Lilibeth Cuenca. Ainda dentro da programação, estão confirmadas oficinas, mesas redondas, um piquenique comunitário, além de um encontro de criação que culminará com uma performance no Memorial dos Povos indígenas.

 

Desde 2015, a Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília (Lidança), em parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca (ICD), promove os chamados Encontro Brasil – Dinamarca de Dança Educação. São eventos internacionais baseados na ampla cooperação de seus colaboradores e visa o desenvolvimento da área dança em geral e, em particular, a solidificação da área de “dança-educação”. Os encontros têm como objetivo principal criar uma plataforma sustentável para ações artísticas, acadêmicas e sociais nos dois lados do atlântico, e é neste sentido que nesta edição o evento conta com colaborações institucionais importantes como a Secretaria de Cultura por meio da Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, o Memorial dos Povos Indígenas, a União Europeia e as instituições de ensino superior UnB, IFB e Universidade de Bergen/Noruega.

 

“Vivenciar este projeto tem sido uma bela aventura. Ele nasce de uma iniciativa de cultivar a amizade entre comunidades, de conectar artistas e aproximar instituições de diferentes países por meio da dança”, – ressalta Deborah Dodd, professora acadêmica e coordenadora geral do Encontro.

 

“Temos bastante orgulho deste projeto por sua abrangência, que atua em três dimensões – a artística, a acadêmica e a social – de forma bem enraizada com parceiros fortes e competentes. É um projeto colaborativo bastante complexo de realizar. Aproveitem!” destaca Anders Hentze, Senior Advisor do ICD.

 

TRAÇOS & ESPAÇOS – RASTROS COREOGRÁFICOS E A ARQUITETURA DE OSCAR NIEMEYER

 

Performance 1: Desdobrando Sementes (dia 10 de março)

Performance 2: Vestígios (dia 18 de março)

 

Em 2015, a artista plástica dinamarquesa Lilibeth Cuenca – que representou seu país na Bienal de Veneza, visitou Brasília pela primeira vez para conhecer as obras de Oscar Niemeyer. O centro da cidade com seus gramados amplos, a escala extra-humana e os desníveis de plano no Eixo Monumental ficaram marcados em sua memória. Para as performances, Lilibeth pretende interagir com dois ambientes:

O primeiro local será na praça do Museu da República no dia 10/3, com a performance “Desdobrando Sementes” , que contará com a participação de 50 alunos do Lidança/IFB num trabalho com tecidos em tons azul e o segundo “ Vestígios”, que acontecerá no dia 18/3 (local a confirmar), onde ela pretende utilizar o verde do grama como tela. A partir de pesquisa sobre a simbologia do grafismo indígena, ela guiará aproximadamente 300 artistas da cidade, que participarão da performance. Os primeiros 150 participantes a se inscreverem pelo site (link abaixo) participarão com os estudantes do IFB durante todo processo coreográfico, que implica em gerar um traçado com os pés e, que ao final deixará como vestígio uma enorme imagem. Como uma mandala budista de areia, esta obra de arte será feita de argila branca com natureza temporária.

 

Pontos de Encontro e Criação (Twin Labs)

Os Twin Labs formam o núcleo dos Encontros Brasil | Dinamarca. Nesta edição, estão programados ensaios no período da manhã no IFB com um grupo de 20 participantes selecionados para o projeto (link abaixo), que ainda contará com a participação dos seis convidados nórdicos. O foco destas atividades será a interação com a arquitetura de Oscar Niemeyer e a proposta culminará com performances feitas especialmente (site-specific) para o Memorial dos Povos Indígenas, onde no dia 17 acontece uma mostra dos diferentes trabalhos produzidos nesse período.

 

Criação e Estudos e Artes Performáticas em Rede

Para contemplar a escala extraordinária destas duas performances artísticas, a Lidança do IFB receberá a residência acadêmica e artística da Escola Superior de Arte e Design de Bergen, Noruega (Khib) http://www.khib.no/ . 

Durante as duas semanas do IV Encontro BR-DK, Lilibeth Cuenca, que é professora desta instituição, vai dirigir os trabalhos e contará com a colaboração dos professores que compõem a Comissão Brasil-Dinamarca do IFB, Larissa Ferreira, Lina Frazão, Mariana Motta e Deborah Dodd Macedo (coordenadora do projeto), e com os professores do colegiado da Licenciatura em Dança do IFB.

 

Inscrições:

https://www.sympla.com.br/pontos-de-encontro-e-criacao-performatica__118732

 

http://www.sympla.com.br/eventos/brasilia-­df?s=vestigios

 

 

PROGRAMAÇÃO DA IV SEMANA BRASIL-DINAMARCA

 

Dia 6/03 – Segunda-feira 10H

Abertura Oficial

Auditório do IFB

Endereço |Via L2 Norte Quadra 611

 

Dia 6/03 – Segunda-feira 10H.

Mesa: Presença, Participação e Composição UrbanaLilibeth Cuenca (DK / Khib), Bia Medeiros (BR/UnB), mediação de Larissa Ferreira (BR/ IFB)

Local | IFB mini-auditorio localizado no 1° andar do bloco A

Endereço | Setor de Grandes Áreas Norte 610 – Asa Norte, Brasília

 

De 6/03 a 18/03

Residência da Escola Superior de Arte e Design de Bergen, Noruega (Khib)

Semana do dia 13 a 18 de março: oficinas de montagem 1, e Plataforma Ponto de Encontro Semana do dia 6 a 11 de março: oficinas de montagem 2, e Plataforma Ponto de Encontro IFB,

Local | térreo do Bloco C do IFB.

 

Dia 10/03 – Sexta- feira, às 16H.

Performance: Desdobrando Sementes

Lilibeth Cuenca Rasmussen (DK)

Praça do Museu Nacional

Endereço | Setor Cultural Sul SCTS 2 – SHCS, Brasília – DF.

 

Dia 16/03 – Quinta-feira 10H.

Mesa: O Corpo Transversal
Cristiane Herres ( BR), Patricia Mendonça de Rodrigues (DF) , mediação de Rousejanny Ferreira (IFG)
Mini Auditório do IFB, Via L2 Norte Quadra 610.

 

17/03 – Sexta- feira às 20H.

Mostra: Pontos de Encontro e Criação
Endereço: Memorial dos Povos Indígenas, Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK.

 

18/03 – Sábado às 16H.

Performance: Vestígios

Lilibeth Cuenca Rasmussen (DK)

Local:  Gramado do Eixo Monumental, local a confirmar.